quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

"Brasil como o primeiro país tropical desenvolvido"


Novo ministro de Ciência e Tecnologia empossado hoje

2011-01-03
Ministro promete grande desafio de sustentabilidade ambiental.O novo ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, hoje empossado no cargo, defendeu que o Brasil seja o “primeiro país tropical desenvolvido da história”. O senador filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) prometeu criar políticas de incentivos para uma economia “verde e criativa”.
Num discurso hoje na capital federal, Mercadante afirmou que o primeiro grande desafio é o da sustentabilidade ambiental. “A transição para a economia verde representa muito mais oportunidades do que riscos e custos, ao contrário do que ocorre na maior parte dos países, especialmente dos países desenvolvidos que já têm, em geral, matriz energética mais suja”, disse.
Mercadante destacou ainda que é preciso desenvolver a indústria do conhecimento com incentivos para inovação e produção de pesquisas, além de ampliar o marco regulatório do incentivo à pesquisa.
“Não há país tropical desenvolvido no mundo. Não temos modelo a seguir, nós estamos a criar nosso próprio modelo e temos todo o potencial para sermos o primeiro país tropical desenvolvido, se efectivamente avançarmos rumo à sociedade do conhecimento e à sustentabilidade ambiental”, disse.
Actualmente, o Brasil aplica 1,25 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) no sector de ciência e tecnologia. A meta, segundo Mercadante, é atingir 1,53 por cento do PIB em quatro anos, com expectativa de que os recursos do ministério cresçam 10 por cento ao ano.
O novo ministro da pasta de Ciência e Tecnologia defendeu uma política de incentivo ao regresso de talentos ao país. Segundo o ministro, só nos Estados Unidos cerca de três mil professores brasileiros leccionam em universidades.
A repatriação de investigadores brasileiros que estão fora do país é uma das metas de Mercadante para os próximos quatro anos sob o mandato da Presidente Dilma Rousseff. O senador Aloizio Mercadante foi contemplado com o cargo depois de ter sido derrotado na disputa pelo governo de São Paulo. Militante do PT paulista, Mercadante é formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Fonte: Ciência Hoje, Portugal.