quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

 "JESUS PRESENTE E PRÓXIMO NO CAMINHO"

“Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles” (Lucas 24.15).

Há momentos em nossas vidas que nos sentimos atemorizados diante dos acontecimentos locais e mundiais. Às vezes surgem dúvidas em nossos corações, e começamos a caminhar sem sentido na vida. Mas, é necessário mudar a direção da caminhada, não remoendo os acontecimentos, e sim dando lugar ao que produz alegria e segurança.

O Evangelho segundo Lucas nos relata que, logo após a ressurreição de Jesus, dois discípulos que ouviram acerca da ressurreição do Senhor estavam remoendo as coisas acontecidas, quando se dirigiam para Emaús, sem perceberem a presença do Senhor ressurreto. Os seus olhos estavam impedidos de reconhecer a presença do Mestre. Eles tinham dúvidas em seus corações. Para eles, as coisas não estavam claras. Estavam sem esperança. Estavam tristes. Mesmo ouvindo o testemunho das mulheres sobre a ressurreição do Mestre, faltava-lhes o exercício da fé. O que disseram os profetas cumpriu-se literalmente. O Senhor Jesus estava com eles, e não o perceberam, até que o próprio Senhor lhes abriu o entendimento, a fim de que pudessem compreender a sua presença em glória. A presença de Jesus transforma o ambiente. A presença de Jesus é somente percebida pela fé.

A presença vibrante de Jesus dissipa as dúvidas e as preocupações. Todos os seres humanos estão sujeitos a estas condições. Até mesmo os que são crentes. Mas, é preciso acontecer a libertação daquilo que causa dúvida e preocupação. É necessário crer nas promessas de Deus (v. 25-27).

A presença vibrante de Jesus dá um novo sentido à vida. Os olhos da fé são abertos para que haja a percepção da esperança (v. 31). Sendo assim, o viver concretiza-se pela expressão de liberdade no Senhor (v. 29, 30), que caminha sempre ao lado. “...voltaram para Jerusalém. ” O sentido da direção mudara (v.33). Os discípulos estavam indo para Emaús, distanciando-se da Comunidade de Jerusalém. Mas, voltaram para o lugar do exercício da fé no Ressuscitado.

A presença vibrante de Jesus promove a paz e produz adoração. A presença de Jesus glorificado enfocou e marcou o início da adoração cristã. A própria vida de Jesus se constituiu num verdadeiro ato litúrgico. A sua presença promove a Paz (v. 36). A sua presença produz adoração e louvor (v. 50-53). Os discípulos estavam sempre no templo, louvando a Deus (v.53). Assim, quem tem essa experiência com o Ressuscitado, quem é de Jesus, não se deixa levar pelos sentimentos negativos, que somente fazem a vida ficar um caos.

Caminhemos hoje e sempre sob o impacto da ressurreição de Jesus.

Rev. Nelson Celio de Mesquita Rocha