sexta-feira, 8 de julho de 2022

LIBERDADE CORROMPIDA SEMPRE EM TENSÃO

 “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo” (Romanos 7:18).

“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne...” Estas palavras do apóstolo Paulo mostram que no interior do homem há uma luta muito grande. Há uma forte tensão, pois é uma força que coloca o homem em uma situação de impotência diante da realidade que o cerca. Há toda uma situação de pecado gerador de miséria. É a concupiscência que impede o ser humano a sua realização neste mundo como pessoa, como ser humano. Concupiscência significa o desejo incontrolado, anelo de prazeres sensuais que faz confundir o amor com esse próprio desejo. É também a cobiça de bens materiais. Através das palavras do apóstolo Paulo há essa identificação de que, o ser humano tem a consciência dessa realidade miserável.

“Não habita bem nenhum...” – “Na minha carne”. A Concupiscência atingiu o homem todo por causa da situação de pecado. Estas palavras não constituem uma mera escritura, mas transmitem profundamente a podre realidade, na qual se encontra o ser humano. O pecado é algo que estragou a vida humana, logo, não tem o homem a possibilidade de se salvar por si mesmo. Essas palavras polarizam a natureza humana voltada para o mal. Ele é incapaz de realizar o bem; incapaz de exercer a fraternidade, as boas obras em favor do próximo, pois nessa situação a qual está inserido, todas as suas ações são executadas para si mesmo.

“Pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.” Aí está tensão: o bem que tem de ser realizado esse não é executado, mesmo que o homem até tente ou faça alguma coisa, todavia, o executá-lo é quase impossível, ou melhor, é impossível, porque sem a graça de Deus esse homem não é nada.
A graça de Deus é fundamental para orientar o homem que está nesse estado de miséria. A graça de Deus é Deus em ação, produzindo no ser humano a capacidade para executar o bem. A graça de Deus liberta o homem para que este possa viver não para si mesmo, mas para Deus e para o seu semelhante.

Sem o amor o homem não pode viver. Por que? O apóstolo Paulo diz em 1 Coríntios 13, o seguinte: “E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará” (1 Coríntios 13:3). O amor não é um sentimento, nem um marcapasso, porém a maior das virtudes. O amor se dá na experiência. É a capacidade de alguém se doar em favor do outro sem pedir nada em troca, assim como Deus, que enviou seu Filho Amado para nos salvar (por amor). O amor implica em exercermos a justiça e o respeito em favor dos pobres e oprimidos. É por isso que o amor é o núcleo da vida cristã. Dizer apenas que alguém ama a outro não é o suficiente, pois, é muito mais do que palavras: é ação. O amor é ação.

Rev. Nelson Celio de Mesquita Rocha