sábado, 19 de fevereiro de 2022

 ESQUECENDO DAS COISAS QUE PARA TRÁS FICAM

“Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3.12-14).

Infelizmente há pessoas que não vivem felizes por praticarem atos que rememoram um passado triste, pela experiência sem Deus, uma vez que foram alcançadas pela graça divina. Parece que não entenderam a ação salvífica de Jesus Cristo e se entregam àquilo que faz sofrer, pois agindo assim, desprezam a ação santificadora do Espírito Santo. É certo que, quem já foi de fato e de verdade alcançado pela graça libertadora de Deus, não pode viver concentrando forças no que já é considerado passado; em esforços negativos, que fazem denegrir a própria imagem humana e desconsiderar a obra que Deus realizou em Seu Filho Jesus Cristo.

 O apóstolo Paulo, autor da Epístola aos Filipenses, não se considerava perfeito, assim como todo cristão, nem alcançaria a perfeição em vida na terra, mas uma coisa para ele era fundamental e importante: avançar em direção à perfeição. Não deveria desistir de lutar e de experimentar dia a dia a vida com Deus. O seu objetivo era avançar para o alvo, inserido na soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Soberana vocação significa o grande amor divino em chamar o homem para uma vida melhor. Logo, em Cristo, que é o único meio para se chegar a Deus, seria o apóstolo aperfeiçoado. Tudo o que não condizia com essa vocação, não ocuparia o coração do apóstolo, que amava a Deus acima de todas as coisas, bem como ao próximo como a ele mesmo. Este é o mandamento do Senhor.

Quantas pessoas vivem pautadas na autossuficiência! Quantas pessoas que são complexadas interior e exteriormente! Quantas pessoas que andam iguais a caranguejos: para trás! Quantas pessoas que pisam nas outras! Quantas pessoas que guardam ódio no coração e julgam as outras com uma facilidade tremenda! Quantas pessoas que não respeitam as outras e ainda se dizem santas! Isto é não prosseguir para o alvo.

Assim como ensinou o apóstolo, tendo como base o ensino supremo do Mestre, pensemos no amor sacrificial de Jesus Cristo, que se entregou por nós na rude cruz, com a finalidade de dar-nos a verdadeira vida. Avancemos para o alvo, pois o tempo não é de estacionar na condição passada, mas de caminharmos, olhando para frente. Prossigamos para esse alvo, sem medo de ser feliz. Abandonemos tudo aquilo que não condiz com a vontade de Deus. Esqueçamos as coisas pertencentes a um passado sem a verdadeira vida espiritual. Cresçamos nos valores do Reino de Deus, que constituem a sua base: Justiça, Paz e Amor.

Vamos crescer, porque o tempo exige esse crescimento, considerando os valores de uma vida que não carrega as péssimas qualidades de uma existência negativa. É tempo de esquecer as coisas que para trás ficam.

Rev. Nelson Celio de Mesquita Rocha