segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PROVISÃO DE DEUS QUANDO TUDO PARECE IMPOSSÍVEL

Texto Bíblico: 1 Reis 17.1-24

INTRODUÇÃO

• A instabilidade que mexe com a estrutura brasileira se dá pela falta de uma performance estruturada na Palavra de Deus. Não só no Brasil, mas todo o contexto mundial está sob tensão.

• As atenções estão voltadas para a Economia; para as bolsas de todo o mundo; para os gastos públicos; para a desvalorização da moeda.

• Um certo candidato à presidência da república afirmou que a melhora se dará mediante a reforma tributária. Mas, até que ponto isso é verdadeiro? Basta observar os diversos planos seguidos de decadência.

• A nossa atenção neste momento deve estar voltada para o ensino da Sagrada Escritura, que tem o melhor parâmetro para a vida humana.

EXPLICAÇÃO DO TEXTO

• A narrativa bíblica veterotestamentária focaliza o povo de Israel sob uma aguda crise. Uma seca, ausência de chuva sobre a terra. O País estava dividido em todos os aspectos. Está escrito: “...nem orvalho nem chuva haverá nestes anos...”

• O temor a Deus fora substituído, dando-se lugar à idolatria. O povo estava corrompido. Este é o maior problema do homem. O próprio Rei de Israel, Acabe, reinou sobre Israel vinte e dois anos. Fez o que era mal perante o Senhor, mais do que todos os que foram antes dele (1 Reis 16.29-31). Serviu a Baal e o adorou. Assim, corrompeu o povo.

• As guerras eram constantes pela ânsia do poder político. Os reis só pensavam no auto benefício, por isso, havia uma série de carnificinas. Havia conspiração e muita confusão.

• As pessoas não buscavam o auxílio do Deus vivo e verdadeiro. No período do reinado de Acabe, o Senhor falou por meio do profeta Elias, sobre a grande seca. Deus não podia estar alegre face à dureza de coração existente (1Reis 16.20-33).

• Naquele contexto o Senhor envia o profeta a um lugar chamado Sarepta, e ordena a uma mulher viúva que o sustente. Isto significa que o Senhor, em meio à dificuldade, exerce a sua proteção e providencia o sustento dos que o temem.

• Deus realiza o milagre. Deus devolve a vida. Usando o profeta como instrumento, faz reviver o filho da viúva. Tudo isso, para mostrar a sua misericórdia. Assim, se pode observar que, diante das adversidades não estamos sozinhos; que a providência do Senhor não falha, ainda que sejamos duros para entender o amor divino. O Senhor age por amor do seu nome.

Como entender que Deus é o Senhor da providência nos momentos mais adversos da existência humana?

1 – QUANDO AS DIFICULDADES SE TORNAM IMPOSSIBILIDADES, O SENHOR PROVIDENCIA O SUSTENTO

A) “...Nenhum bem sonega aos que andam retamente...” (Salmo 84.11; 1 Reis 17.14);

B) Tudo aquilo que obstaculiza a vida nada significa, diante da bondade e da misericórdia do Senhor (Salmo 115.12-15);

C) As pessoas que estão preocupadas, por causa dos seus muitos problemas, devem agir sempre, confiando no Senhor (Salmo 37.5);

D) Assim diz o Senhor: “A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará...” (1 Reis 17.14).


2 – QUANDO O MEDO DESPONTA PARA AMORTECER A VIDA, O SENHOR DÁ A CORAGEM

A) Deus disse a Josué: “Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes” (Josué 1.9);

B) A coragem que Deus dá implica na vitória em todas as áreas da existência, porque o Senhor age de forma integral. Deus não abençoa pela metade. A sua bênção é completa e definitiva;

C) Precisamos tomar posse da coragem que Deus nos dá (v.13);

D) O amor de Deus lança fora o medo (1 João 4.18). Assim, somos aperfeiçoados no amor de Deus.


3 – QUANDO OS RECURSOS HUMANOS FALHAM, O SENHOR OPERA O MILAGRE

A) O conceito de milagre hoje é somente através do serviço profissional. As pessoas vivem sempre em dois extremos: o misticismo ou o racionalismo. Vivem doentes;

B) Mas, quando os profissionais falham, querendo o Senhor, a vida volta a existir; a água volta a jorrar; o deserto a verdejar...

C) O Filho da viúva reviveu (1 Reis 17.21-23). O Senhor é o Deus da vida e não da morte. Jesus morreu, mas ressuscitou;

D) A Palavra de Deus na boca do profeta era a verdade pura, verdadeira (1 Reis 17.24). Deus não pode mentir ou contradizer-se. Ele opera maravilhas no meio de seu povo.

CONCLUSÃO

Rev. Nelson Célio de Mesquita Rocha