sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

VIRTUDES E PRÁTICAS DA IGREJA DE CRISTO

 


TEMA: VIRTUDES E PRÁTICAS DA IGREJA DE CRISTO [1]

Texto Bíblico: Romanos 12.9-21

INTRODUÇÃO

  • A Igreja é o Corpo de Cristo. É composta de todos os remidos pelo sangue do Cordeiro. Logo, deve a Igreja agir condignamente, através da sua própria razão e natureza, de ser e de existir no mundo, com suas virtudes e práticas, fundamentadas na Palavra de Deus.
  • A Igreja forma o povo de Deus na terra e tem por objetivo edificar a vida das pessoas de todos os lugares e de todos os tempos, sendo instrumento de Deus.

EXPLICAÇÃO

  • O texto bíblico da Epístola de Paulo aos Romanos, apresenta o quadro de uma Igreja que deve desenvolver as virtudes e práticas ensinadas por Deus em sua Palavra.
  • Há qualidades que o povo de Deus deve trazer em seu bojo, obedecendo aos parâmetros da única regra de fé e prática que é a sacrossanta Palavra de Deus, e portanto, causará, sem dúvidas, impacto profundo na sociedade.
  • O apóstolo Paulo ao registrar a Sabedoria do Espírito Santo, veementemente expõe com precisão “Qualidades do caráter da Igreja”, para que a mesma possa crescer em graça diante de Deus e dos homens.

 

Vejamos o que é necessário, segundo o ensino bíblico, para que a Igreja cresça e se torne uma bênção para o Reino de Deus:

 

1 –  A PRÁTICA DO AMOR SEM HIPOCRISIA (9, 10)

·       Deus não quer um amor falso, hipócrita. O amor deve ser praticado em favor do próximo, do contrário Deus não pode aceitar qualquer ato, mesmo que seja em nome do amor.

 2 – O APEGO AO BEM REPUDIANDO O MAL (9)

·       É preciso detestar o mal sob quaisquer pretextos. O contrário da prática cotidiana é o apego ao bem, que é Deus e sua Palavra.

 3 – O FERVOR ESPIRITUAL NO SERVIÇO DO SENHOR (11)

·    Nós não devemos ser remissos (relaxados) no serviço do Senhor, pois ele fez tudo para tivéssemos o melhor: a salvação, “Fervor espiritual” é o zelo que temos para como o serviço de Deus.

 4. - A PRÁTICA DA ESPERANÇA COM ALEGRIA (12)

·   “Regozijai-vos na esperança” é a ordem da Palavra de Deus. Deus não quer que tenhamos uma esperança em reclamação, duvidando do seu poder.

 5 – O EXERCÍCIO DA PACIÊNCIA NA TRIBULAÇÃO (12)

·        Às vezes é difícil suportar as tribulações, mas é preciso confiar na graça divina. O Senhor é quem nos dá o escape. As tribulações não são maiores que o nosso Deus.

 6 – A PRÁTICA DA ORAÇÃO PERSEVERANTE (12)

·         É preciso orar sempre e nunca esmorecer. Muito pode a oração do justo.

 7 – A ASSISTÊNCIA SOCIAL E A HOSPITALIDADE (13)

·      “Compartilhar a necessidade dos santos” é poder ajudar as pessoas que precisam. A hospitalidade é o acolhimento que os santos dão às pessoas que passam por dificuldades.

 8 – A PRÁTICA DE ABENÇOAR E NÃO AMALDIÇOAR (14)

·        É muito fácil dizer palavras ruins quando alguém nos perturba. Logo, procuramos xingar ao invés de entrega nas mãos de Deus as nossas palavras.

 9 – A INTERAÇÃO E A SIMPATIA COM OS QUE SOFREM (15)

·      “Alegrar-se com os que se alegram e chorar com os que choram”, faz parte da missão do Filho de Deus, quando esteve entre as pessoas.

10 – O EXERCÍCIO DA HUMILDADE (16)

·        Ser humilde é viver como Jesus viveu. É preciso considerar o valor que os outros têm, reconhecendo as suas virtudes, pois todos são importantes.

 11 – O VIVER EM PAZ COM TODAS AS PESSOAS (18)

·       A Paz é um dos grandes temas do Reino de Deus. Faz parte do projeto de Jesus Cristo. “Se possível, quanto depender de vós...” Todo o esforço para a paz.

 12 – A AUSÊNCIA DE VINGANÇA (19, 20)

·         Deus é Deus de justiça, por isso nada de vingança. A vingança é a paga do mal pelo mal.

 13 – TRIUNFAR SOBRE O MAL ATRAVÉS DO BEM (21)

·     O mal não tem mais força que o Sumo Bem que é Deus, o nosso amigo. Onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus.



[1] ROCHA, Nelson Celio de Mesquita. Virtudes e práticas da Igreja de Cristo. Cordeiro, RJ, 27 de novembro de 1994. Adaptações feitas em Rio de Janeiro, 05.02.2003. O Título inicial era “Qualidades do Caráter da Igreja”.

UM CÂNTICO DE VITÓRIA QUE ECOA NA HISTÓRIA

UM CÂNTICO DE VITÓRIA QUE ECOA NA HISTÓRIA Rev. Nelson Célio de Mesquita Rocha No Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1:46–56, consta o ...