quinta-feira, 30 de junho de 2022

MINISTROS DE CRISTO E DESPENSEIROS DOS MISTÉRIOS DE DEUS

1 Coríntios 4:1,2

Uma pessoa vocacionada por Deus para o exercício do pastorado não pode ser despreparada. A fim de desenvolver bem a sua vocação tem de cumprir algumas exigências, como por exemplo: ser membro do corpo de Cristo, ter um grau maturidade espiritual e o preparo teológico. No preparo teológico há o estudo de disciplinas bíblicas, humanas e administrativas.

Antes desse preparo é necessário que tal pessoa vocacionada seja aprovada por um concílio, tendo o reconhecimento público de sua vocação interna, que é o chamado de Deus.

Sendo assim, uma pessoa vocacionada por Deus para o pastorado não pode ser pueril ou imbecil, porém, prudente; que haja com sabedoria, discernindo os espíritos, em um mundo repleto de habilidades que corrompem os bons costumes.

Uma pessoa vocacionada por Deus para o pastorado tem de saber manejar bem a Palavra da Verdade (2 Timóteo 2.15). Essa pessoa é serva e gerente de Cristo, que opera bem as ordens do Senhor.

A pessoa vocacionada por Deus não é boba. Mas, é como disse Jesus: "... prudente como as serpentes e símplices como as pombas" (Mateus 10.16).

Uma pessoa vocacionada por Deus para o pastorado deve ter cuidado com os desejos vaidosos do seu coração. Portanto, essa exortação serve para todos os que foram, são e serão chamados por Cristo, para desenvolver a sublime tarefa de servir com fidelidade ao Reino de Deus na terra.

Rev. Nelson Célio de Mesquita Rocha