segunda-feira, 24 de novembro de 2025

ALGUMAS PALAVRAS FALADAS DECRETAM O FUTURO

ALGUMAS PALAVRAS FALADAS DECRETAM O FUTURO

Prof. Nelson Célio de Mesquita Rocha


“Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado” (Mateus 12:37).

As palavras não são apenas sons lançados ao vento. Elas carregam intenção, conteúdo espiritual e semeaduras que, mais cedo ou mais tarde, produzem frutos na vida de quem as pronuncia. Jesus alerta que as palavras têm poder judicial diante de Deus: podem justificar ou condenar, abrir caminhos ou travar destinos, construir ou destruir.

Não se trata de poder da mente ou declarações mágicas, mas da responsabilidade espiritual, moral e eterna que cada palavra carrega. E, para se compreender este assunto tão importante para a vida humana, faz-se necessário observar alguns apontamentos com base no texto bíblico.

1. AS PALAVRAS QUE AS PESSOAS PROFEREM REVELAM O ESTADO DO CORAÇÃO

O ensino de Jesus revela um estado da mente humana: “A boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12:34). Jesus afirma com autoridade que as palavras não surgem do nada — são a expressão verbal do conteúdo interior. Por exemplo, quem cultiva mágoas, ressentimentos e incredulidade inevitavelmente fala destruição. Também, quem alimenta fé, submissão e gratidão espalha esperança e vida. Portanto, o futuro que a pessoa cria começa no coração. Mude-se o coração — e a boca mudará.

2. AS PALAVRAS PODEM ABRIR PORTAS OU FECHÁ-LAS

O que está no Livro de Provérbios 18:21 demonstra o poder que tem o poder da língua: “A morte e a vida estão no poder da língua”. Assim, há palavras que constroem futuros: perdão, reconciliação, incentivo e fé. De outra maneira, há palavras que destroem futuros: murmuração, calúnia, soberba e incredulidade. Com isso, o futuro muitas vezes não é definido por circunstâncias, mas por respostas verbais às circunstâncias.

3. PALAVRAS TÊM CONSEQUÊNCIAS SERÍSSIMAS HOJE E NO JUÍZO FINAL

“Por tuas palavras serás justificado… ou condenado” (Mateus 12:37). Isso pode acontecer no aqui e aqui e agora, mas também no juízo final. Jesus mostra que, cada palavra será avaliada — até as ociosas ou frívolas (Mateus 12:36). As palavras funcionam como testemunhas nos tribunais no seio da humanidade, mas principalmente no tribunal divino. Deus ouve não apenas o que dizemos aos outros, mas o que dizemos de nós mesmos.

4. COMO FALAR PALAVRAS QUE DECRETAM UM FUTURO ABENÇOADO

É preciso encha o coração da Palavra para encher a boca da verdade, pois quem vive com Bíblia vazia tem boca vazia. Também, é de suma importância aprender a responder pela fé, não pela emoção. A emoção fala do momento; a fé fala do futuro. Diante dessa realidade, usemos palavras como sementes, pois, toda sentença pronunciada hoje colherá um amanhã correspondente.

Para concluir. Jesus não disse: “Por teus planos serás justificado”, mas “por tuas palavras”. Porque planos podem ficar na mente; mas palavras vão ao mundo, tocam pessoas, afetam realidades,
e chegam até o trono de Deus como registro eterno. O futuro pode não estar em nossas mãos, mas está muitas vezes em nossa boca.

UM CÂNTICO DE VITÓRIA QUE ECOA NA HISTÓRIA

UM CÂNTICO DE VITÓRIA QUE ECOA NA HISTÓRIA Rev. Nelson Célio de Mesquita Rocha No Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1:46–56, consta o ...