domingo, 22 de maio de 2022

NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS...” 

Texto Bíblico: João 14.16-31

·  Um dos ensinamentos bíblicos que mais nos trazem conforto é o fato de sabermos que não estamos sozinhos neste mundo. Os desafios que sempre estão diante de nós são vencidos pela graça de Deus.

·  A nossa segurança própria não nos garante nenhuma vitória, pois o ser humano em seu estado de queda não pode atingir a vida autêntica. Porque no estado de queda qualquer movimento do ser humano é um movimento do ser humano caído.

·   Deus não deixou o ser humano sem apoio neste grande mundo, entregue às suas próprias misérias; no pecado que desumaniza a pessoa, fazendo-a contumaz em sua própria existência, a ponto de não ser mais feliz.

EXPLICAÇÃO DO TEXTO

·  Encontramos no Evangelho segundo João a ação de Jesus Cristo, no sentido de não permitir que seus discípulos ficassem sozinhos neste mundo. Ele promete um outro Consolador (parakletos em grego). Indica alguém que é chamado para estar ao lado, como ajudador ou defensor. Um amigo no tribunal, pois era uma palavra utilizada juridicamente.

·  Eis a promessa de Jesus aos discípulos: “Não vos deixarei órfãos...” (João 14.18). O Senhor teria de cumprir a sua missão messiânica, no sentido de preparar as pessoas para terem a verdadeira concepção de Deus, de ser humano e de salvação. O fim principal era de resgatar a dignidade do ser humano, objeto do amor de Deus, pelo serviço que marcou a nova realidade, onde toda a estrutura paradigmático-escravizante se fez cair por terra, fazendo com que a vida humana seja de obediência e glorificação a Deus.

·  O Espírito Santo como dom do Pai e do Filho, segundo o ensino do Novo Testamento, encontra a sua permanência definitiva com os discípulos, com a Igreja; não só com eles, mas neles. Irá ajudar especificamente os discípulos, para compensá-los pela perda da presença visível de Jesus.

·  É importante observar dois pontos fundamentais: 1) O Espírito é chamado de outro parákleto; o primeiro é Jesus. O Espírito continuará a missão até agora desempenhada por Jesus, no tempo de sua ausência; por isso, já não está certo falar em ausência; 2) O Espírito vem para os discípulos, mas não para o mundo. Há uma oposição entre os discípulos e o mundo (v.19). Os discípulos receberão o Espírito, o mundo não. O mundo não é capaz de apreender, nem de receber o Espírito.

Quais as implicações da missão do Consolador?

1 – O POVO DE DEUS NÃO ESTÁ SOZINHO (v. 16-20)

A) Não vos deixarei órfãos...” – O órfão é aquele que está privado do seu provedor natural. Mas o Espírito Santo é o ajudador em toda a caminhada;

B) Essa ajuda é a promessa feita por Jesus de forma certa e definitiva. Não é nada transitório. “Ele habita convosco”;

C) O Espírito Santo tem a missão de agir no crente, mostrando a verdade que ele deve trilhar e o prepara em santificação para o encontro com Deus no julgamento.

2 – NUTRE O AMOR E GUARDA A PALAVRA DE DEUS (v. 21-24)

A) Guardar os mandamentos está relacionado com o amor a Deus. São admitidos na unidade com o Pai, o Filho e o Espírito, aqueles que amam ao seu Senhor vivo e demonstram seu amor com sua obediência;

B) O Pai que ama o Filho, ama os que estão unidos ao Filho, e estes, amados assim pelo Pai, têm a certeza de que o Filho também os ama e se revelará a eles;

C) Santo Agostinho: “O Espírito é o vínculo do amor (vinculum caritatis) que une o Pai e Filho, e é expressão plena do amor que flui entre o que ama e o Amado.”

3 – VIVE NA PAZ DO SENHOR QUE VENCE OS DESAFIOS (v. 27-31)

A) A Paz (Shalom) é o legado de Jesus. A expressão SHALOM era e é o cumprimento dos judeus quando amigos se encontravam e se despediam. É o aspecto comum da sociedade;

B) A palavra de paz que Jesus estava desejando ao partir era diferente da que era comum no mundo. O que Ele chamou de minha paz era algo de profundo e duradouro, é a paz que expulsa a ansiedade e o medo;

C) Paulo fala no mesmo sentido da “Paz de Cristo”, que serve de árbitro no coração dos cristãos, mantendo a harmonia entre eles (Cl 3.15), e da “Paz de Deus” que guarda seus corações e mentes, impedindo que a ansiedade entre (Fp 4.7).

·   Aqueles que creem  em Jesus têm a promessa do consolo do Espírito Santo. Sendo assim, não pode existir orfandade na caminhada, uma vez que os que guardam a Palavra de Deus em seus corações, vivem na plena Paz do Senhor.

Rev. Nelson Celio de Mesquita Rocha