terça-feira, 29 de março de 2022

A FONTE DA CONTAMINAÇÃO DO SER HUMANO E A LIBERTAÇÃO PARA UMA NOVA VIDA - CONTINUAÇÃO: OS HOMICÍDIOS

Evangelho segundo Marcos 7.14-23

Os homicídios ou assassinatos têm sua origem no coração ou na mente humana. É algo repugnante, horroroso e detestável na existência humana.

No direito há várias definições que precisam ser observadas: "destruição, voluntária ou involuntária, da vida de um ser humano; assassínio, assassinato; "aquele que resulta de negligência ou imprudência do agente que, entretanto, não tinha intenção criminosa"; "aquele intencionalmente planejado e/ou executado"; "aquele a que a lei prevê pena menos grave, em função de circunstâncias atenuantes; "aquele no qual concorrem não só a intenção mas a perversidade do agente".

O horror que o homicídio suscita é horror que vai além da razão. O homicídio perturba o ânimo de homens e mulheres. O homicídio consiste em últimos termos em um evento de morte. Ainda que o homicida seja punido, a pecha não é tirada, uma vez que a realidade do ato mortal permanece inalterado em si mesmo.

Nos dias atuais o homicídio está relacionado com o sadismo. O sadismo é o prazer de provocar a dor na outra pessoa. Além de provocar o sofrimento, tira-se a vida também. O sadismo é visto pela perversão caracterizada pela obtenção de prazer sexual com a humilhação ou sofrimento físico de outrem. E, para complementar e concluir o prazer a vida é tirada.

É preciso banir o homicídio da mente do homem, isto é do ser humano. A mensagem de Jesus Cristo é o antídoto para o banimento do homicídio do coração do homem e da mulher. Jesus diz: "Tomai sobre vós o meu jugo e prendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o eu fardo é leve" (Mateus 11.29-30).

Rev. Nelson Celio de Mesquita Rocha