Sermões

UMA NOVA EXPERIÊNCIA DE DEUS


Texto Bíblico: 1 Reis 19.1-18

INTRODUÇÃO

• Qual é a experiência que as pessoas têm de Deus? Como as pessoas pensam ser Deus? Uma energia cósmica? Um poder mágico? Uma força misteriosa?

• Será que podemos medir e experimentar Deus através do sentimento? O que é ter uma experiência de Deus na existência?

• A estrada da vida está tão cheia de obstáculos, que parece não dar mais tempo de pensar em Igreja ou qualquer evento que possa demarcar traços da divindade. Muitos estão caindo na vala do desespero, porque não têm mais parâmetros para comparar e medir a dimensão espiritual da vida, mesmo quem passou por uma igreja e agora não caminha nessa direção.


EXPLICAÇÃO DO TEXTO

• O texto veterotestamentário de 1 Reis 19.1-18, nos apresenta o “Abatimento de Elias”. O profeta de Deus estava extremamente desconsolado, e justamente depois de uma grande vitória sobre a idolatria, quando destituiu 450 falsos profetas.

• Elias havia sido o porta-voz de Deus numa dramática batalha contra esses 450 profetas falsos, profetas de Baal no Monte Carmelo. E, nesse Monte, o profeta provou, de forma exclusiva, que Deus é uma realidade, e que ele era servo do Senhor (ver cap. 18).

• Deus também confirmou o ministério de Elias, respondendo à oração em que ele pedia o envio de chuva para parar a seca. Mas, quando voltava a Jezreel, adiante do carro do Rei Acabe, recebeu de Jezabel uma mensagem violenta: “Façam-me os deuses como os lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles” (v.2). Uma ameaça de morte feita pela rainha Jezabel.

• Amedrontado, esquecendo-se de tudo quanto o Senhor Deus fizera, Elias correu quase 140Km para o deserto. Elias, diante daquela notícia desconsiderou a sua experiência com Deus, e pediu para si a morte: “Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais” (v. 4).

• Mas, é preciso recobrar a memória e a espiritualidade. Deus não nos destinou a ficar afundados em nossa própria angústia, e respectivamente, o desânimo. É preciso experimentar Deus, hoje, mesmo diante das dificuldades que se impõem no cotidiano.

Pontos fundamentais de uma nova experiência de Deus que precisam ser resgatados no contexto hodierno:

1 – DESCANSAR DEBAIXO DA ONIPOTENTE MÃO DE DEUS

A) A vida agitada nos faz perder a consciência de que precisamos deixar tudo nas mãos de Deus, e saber que Ele sabe o que é melhor para nós.

B) Descansar nas mãos de Deus não significa que, temos de nos acomodar diante das situações complicadas, mas fazer tudo entregando nas divinas mãos todas as obras.

C) Descansar tem a ver com a plena confiança de que o Senhor segura bem forte em nossas mãos e não nos deixar cair.

D) Salmo 37.3,7: “Confia no Senhor e faze o bem...”; “Descansa no Senhor e espera nele...”


2 – EXERCITAR A ORAÇÃO DESABAFANDO TUDO NA

PRESENÇA DO SENHOR

A) No diálogo de Deus com Elias, o profeta respondendo à voz do Senhor, coloca para fora o que estava sentindo, mesmo que fosse um desabafo (v. 9-11).

B) Elias sem perceber nos legou uma fórmula prática: pôr para fora as frustrações e contar a Deus o que está nos consumindo. Deus está interessado nas coisas que nos aborrecem e nos incomodam.

C) O Senhor compreende o nosso problema, e ao invés de nos condenar, deseja ajudar-nos a vencer nossas debilidades.


3 – ADQUIRIR UMA NOVA CONSCIÊNCIA DA PRESENÇA

PESSOAL DE DEUS

A) Deus não é impessoal, mas pessoal, por isso conhece as nossas dificuldades. Daí, o seu agir nos faz pessoas diferentes e com mais humanidade.

B) O Senhor não é uma força cósmica ou objeto manipulável.

C) Elias sentiu-se abandonado por Deus e pela Nação. Começou a duvidar do poder da presença pessoal de Deus. Em pé, à entrada da caverna, o profeta notou um vento tão forte, que fendia os montes e despedaçava as penhas; “Porém o Senhor não estava no vento...”

D) Terminadas as manifestações houve calma. Elias sentiu a presença de Deus. Deus não o abandonara. Quando se passa por alguma dificuldade, têm-se a sensação de que Deus não está presente. Mas, é apenas sensação...

E) A presença de Deus nos faz continuar as atividades (v. 15-16).

Rev. Nelson Célio de Mesquita Rocha

Nenhum comentário: