sábado, 12 de fevereiro de 2022

 COM OS OLHOS FOCADOS EM DEUS

“Como os olhos dos servos estão fitos nas mãos dos seus senhores, e os olhos da serva, na mão de sua senhora, assim os nossos olhos estão fitos no Senhor, nosso Deus, até que se compadeça de nós” (Salmo 123.2).

As palavras acima contêm em si a maior motivação de vida, uma vez que as relações entre os seres humanos são quase todas frustradas, em face da soberba que muitas vezes se impõe. Que diferença há entre um e outro ser humano? Há uma pequena diferença em termos físicos e intelectuais, e isto é perceptível. Todavia, há quem não se resigne e invente mil razões ou formas de pretextos para prevalecer diferenças exorbitantes, que produzem os descasos em relação ao próximo. Por exemplo, encontramos no Evangelho de Marcos Jesus sendo olhado com indiferença pelos de seu próprio local de nascimento: “Não é esse o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós  e suas irmãs? E escandalizavam-se nele” (Marcos 6.3). Por causa da rejeição deles, Jesus não pôde fazer naquele lugar nenhum milagre (Marcos 6.5).

A motivação vital tem seu perfil dimensionado no olhar fito em quem se pode confiar e receber tudo o que é bom para um viver com qualidade. Os gestos dos olhos têm a ver com o mistério da vida espiritual, que pede o auxílio de quem não pode falhar: Deus, o Senhor em quem está o nosso socorro (Salmo 124.8). É a persistência confiante de que o seu socorro vem na hora mais precisa, que suplanta a todo o descontrole nos momentos de intensa tribulação, quando a alma acha-se saturada de escárnio dos que estão à volta, e também quando a vontade e o desprezo dos soberbos se interpõem.

Os “olhos fitos nas mãos” significam o exercício da fé como dom dado por Deus para acolher a todas as misericórdias divinas, pois elas não têm fim. Deus não retarda a sua bênção, uma vez que na sua soberania já reservou tudo aquilo que a alma sedenta tem necessidade, mas, sobretudo é fundamental não desviar o olhar, ainda que tênue, do Senhor.

Não é este o tempo de ter os nossos olhos focados nas mãos de quem nos criou, e saber que podemos encontrar o sentido último da nossa vida? Então, se alguém hoje ainda não percebeu que basta esse olhar para as mãos estendidas de Deus, é somente parar e ver que há esperança. “Olhos fitos” é símbolo que nos remete à esperança maior: a vida redimida por Aquele que é o criador da própria vida, e que deseja que todos vivam por meio de Seu Filho amado, que se entregou por nós na cruz. E também nos enviou o Seu Espírito para nos animar. Então, o que você está esperando? Vá ao encontro de Deus agora!

Rev. Nelson Celio de Mesquita Rocha