quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

 DEUS É PRESENTE TAMBÉM NO SOFRIMENTO

 “Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo” (2 Reis 5.14).

 “Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz” (Lucas 17.15).

 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (Salmo 46.1).

Deus é presente. Esta é a certeza que faz parte da pessoa que exercita a fé. Não qualquer fé, mas a fé que o próprio Deus coloca no mais profundo ser humano. Portanto, aprendemos na Bíblia que a fé é dom divino. Assim, a presença de Deus é percebida, e não pode haver dúvidas, pois a sua ação soberana é a marca do seu amor para com as pessoas, solidarizando-se com elas nos mais adversos caminhos.

Deus operou a cura no comandante do exército do rei da Síria, fazendo-o ficar livre de sua lepra. Naamã era um homem importante, porém leproso. Não podia curar a si mesmo. Não era um homem praticante da religião judaica que somente crê em um único Deus, criador do Céu e da Terra. Há muitas pessoas que afirmam não precisarem de Deus, pois acham que o que possuem pode trazer o melhor para a vida. Estão profundamente enganadas! Todos precisam de Deus! Foi o caso desse homem leproso, segundo relato veterotestamentário.

Dez homens leprosos foram curados por Jesus, segundo o relato de Lucas 17.11-19, mas um, voltou para agradecer. Que estranho! Todos precisam de Deus, e o Senhor na sua misericórdia, que é a causa de não sermos consumidos, atende o clamor: “Jesus, Mestre, compadece-te de nós! ” O Senhor não se esquece do grito dos oprimidos, dos que sofrem algum dano. Deus é amor! Mas, por que a falta de gratidão Àquele que só realiza o bem? Que vida paradoxal, essa transtornada pelo pecado que é ausência de Deus!

Os paradoxos fazem parte da humanidade, mas em Deus somente há aquilo que pode trazer alegria maior que a dor: a própria presença do Senhor no sofrimento. “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (Salmo 46.1). Não se pode esquecer que as tribulações podem acontecer em poucos segundos ou durante algum longo tempo. Porém, Deus não age como nós agimos muitas vezes, de forma dúbia e desprovida de sentido, mas de forma bem presente o Senhor age na hora da dor, proporcionando o alento através do seu jugo que é suave e leve.

Não haveremos de temer, pois devemos clamar ao Senhor, como fez Pedro: “Salva-me, Senhor! ” (Mateus 14.30). O Senhor, prontamente estendeu a sua mão e o salvou. Também, quanto às personagens dos textos bíblicos citados, buscaram ajuda, e o Senhor os curou de seus males, embora no segundo relato, um só tenha agradecido. Mesmo assim, Deus está presente na hora do sofrimento, pois todos nós, em algum momento da vida, passamos por dificuldades, todavia, podemos contar com a bênção do Deus que é presente.

Rev. Nelson Celio de Mesquita Rocha