sexta-feira, 15 de abril de 2022

“ESTÁ CONSUMADO!”


“Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado!
E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito” (João 19:30)

“Está consumado!” Diante dessas palavras de Jesus na cruz, destaca-se o fato de que o Messias havia agora aperfeiçoado completamente a sua missão messiânica. É a parte mais importante de sua missão, porque foi particularmente em sua morte expiatória que ele demonstrou sua total obediência à vontade do Pai, sendo essa a sua prova mais severa.

Por intermédio de sua missão terminada, e, particularmente, através deste passo dessa árdua missão, ele fez expiação pelo pecado de homens e de mulheres.

A exclamação “Está consumado!” não foi o ofegar de uma vida desgastada, e, sim, a declaração deliberada de uma consciência clara de que a sua grande obra estava terminada, que todos os propósitos de Deus estavam concretizados, e que agora já fora feito tudo quanto era possível ser feito para tornar Deus conhecido dos homens, identificando-se conosco.

Jesus executou os grandes desígnios de Deus Pai Todo-Poderoso. Satisfez as exigências da justiça. Cumpriu tudo quanto foi escrito pelos profetas, e sofreu a malícia mais extrema dos seus adversários. Agora o caminho para o Santo dos Santos se tornou manifesto por meio de seu sangue. Uma consumação tremenda, mas gloriosa. Por intermédio dessa trágica morte, Deus estava se reconciliando com o homem, e o reino dos céus ficava aberto para toda a alma confiante.

Rev. Nelson Celio de Mesquita Rocha