terça-feira, 7 de junho de 2022

REPLETOS  DO  ESPÍRIRTO  SANTO

Texto Bíblico: Atos 2.1-13

O que pode fazer a Igreja ser uma Igreja dinâmica? Será que é o muito trabalho que ela realiza? Será que as muitas reuniões dão a garantia de crescimento?

Não existe outro fator mais importante do que a capacidade que a Igreja tem de possuir para realizar-se como Igreja no mundo. Mas, que é essa “capacidade”? Não é a Igreja capaz? O que se entende por “capacidade”? E, qual a finalidade? Não será o devido preparo? Não será a habilitação para realizar com dinâmica a sua missão?

Uma pessoa ou qualquer organismo só será capaz para realizar alguma tarefa quando estiver repleta das qualificações para o exercício de grandes realizações.

SOBRE O TEXTO DE ATOS 2.1-13

O texto clássico do Dia de Pentecostes e o que vem adiante, nos mostram os dois centros propulsores da dinâmica da experiência cristã: O ESPÍRITO E A  PALAVRA. O Espírito Santo, no Pentecostes, com sua força renovadora e unificante de Deus, reúne ao redor da pequena comunidade que dele está repleta, os representantes da nova humanidade, os povos do mundo habitado.

Todos puderam ouvir a PALAVRA DE DEUS através de Pedro, que com ousadia proclamou a mensagem transformadora, fazendo nascer uma igreja forte, como projeto histórico de Deus para o bem do mundo.

A efusão do Espírito Santo no dia de Pentecostes cumpre a promessa de Jesus: “Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lucas 24.49).  Inaugura o tempo da Igreja. A pequena comunidade torna-se habilitada com a força do Espírito para o anúncio autorizado da salvação, dom de Deus por meio de Jesus.

Nasce a Comunidade prometida pelos profetas para o tempo final. Uma comunidade repleta, cheia, possuída pelo Espírito Santo, para ser instrumento de uma nova ordem de Deus na terra.

As implicações de uma Comunidade repleta do Espírito Santo:

1 – VIVE EM UNIDADE  COMO UMA NOVA CRIAÇÃO

A) A Igreja como a “Nova Humanidade” é una, pois é da vontade de Jesus que ela seja assim (Salmo 133.1; João 17.21; Efésios 4.13,16).

B) Há uma nova linguagem na experiência da unidade: a da compreensão e do amor mútuo, onde todas as desigualdades desaparecem; onde o respeito e o direito despontam como fruto da justiça.

C) A unidade faz compreender a linguagem dos outros; faz compreender quem é quem na comunidade.

2 – DESENVOLVE  A UNIVERSALIDADE SEM SEPARAÇÃO

A) A universalidade caracteriza o tempo do Espírito e a habilitação profética do novo povo.

B) Todos podem fazer parte do novo povo de Deus. Pessoas de todas as partes do mundo formam a Igreja do Deus vivo.

C) No Pentecostes, pessoas de todos os lugares estavam presentes, mesmo que falassem em suas línguas, outros entendiam perfeitamente.

D) Não é a Igreja o lugar do entendimento? Nada é melhor do que uma linguagem inteligível. A linguagem tem de ser expressiva (inteligível) e não denotativa (técnica).

3 – PROCLAMA A MENSAGEM LIBERTADORA DE JESUS

A) O derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja foi para que ela tivesse a habilitação profética, isso quer dizer: proclamar a morte e a ressurreição do Senhor por toda parte do mundo.

B) Pentecostes não é fator emocional de uma experiência carismático-sentimental-individualista, mas poder para comunicar as Boas Novas de vida e de paz em todos os lugares.

C) Em Atos 2.14-41, consta que Pedro ao Proclamar mensagem, cerca de 3.000 pessoas se uniram à Comunidade de 120 membros. E assim a Igreja foi crescendo...

D) Nesse Dia de Pentecostes a Igreja pode apresentar os seus primeiros frutos dessa nova experiência. 

CONCLUSÃO

·   O Dia de Pentecostes nos faz lembrar do grande compromisso que a Igreja do Senhor tem de viver  como a missão de Deus na terra, bem como anunciar a mensagem do Reino de Deus em um mundo tão perturbado.



Rev. Nelson Celio de Mesquita Rocha