segunda-feira, 2 de maio de 2022

 

SALVAÇÃO E ÉTICA SOB A ÓTICA MATEANA

 

  • Atentai noutra parábola. Havia um homem, dono de casa, que plantou uma vinha. Cercou-a de uma sebe, construiu nela um lagar, edificou-lhe uma torre e arrendou-a a uns lavradores. Depois, se ausentou do país. Ao tempo da colheita, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os frutos que lhe tocavam. E os lavradores, agarrando os servos, espancaram a um, mataram a outro e a outro apedrejaram. Enviou ainda outros servos em maior número; e trataram-nos da mesma sorte. E, por último, enviou-lhes o seu próprio filho, dizendo: A meu filho respeitarão. Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; ora, vamos, matemo-lo e apoderemo-nos da sua herança. E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e o mataram. Quando, pois, vier o senhor da vinha, que fará àqueles lavradores? Responderam-lhe: Fará perecer horrivelmente a estes malvados e arrendará a vinha a outros lavradores que lhe remetam os frutos nos seus devidos tempos. Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos? (Mateus 21:33-42)

  

Qual é a relação que existe entre salvação e ética na parábola acima narrada por Mateus?

Em primeiro lugar é preciso que se entenda o significado de “salvação”. Depois, o significado de “ética”.

Em último lugar, deve-se relacionar e aplicar, são somente na exposição teórica, mas na prática do cotidiano.

A “salvação” significa toda a obra de Deus em Cristo Jesus, nos reconciliando consigo, e indo às últimas consequências para nos conferir o livramento da condenação imposta pelo pecado.

Quanto à “ética”, significa a conduta daqueles que são salvos. Na língua grega “ethos”, traduz-se por “costume, disposição, uso, regra”. Sendo assim, a ética é a conduta do indivíduo salvo, quer individual ou coletivamente.

Ao verificarmos o texto neotestamentário, percebemos a ética de Jesus, demonstrada através de seu ensino. Desta forma ele diz: “Atentai noutra parábola” (v. 33). Jesus foi mais do que um simples mestre, porém, um mestre vindo da parte de Deus. Jesus ensinava com autoridade, eficácia, habilidade, métodos e conteúdo riquíssimos. O seu ensino estava em sintonia com sua vida e conduta. Assim, seus ensinos compõem a tradição viva da Lei Divina, que exige dos que são salvos um olhar para Jesus de Nazaré, através da luz refletida na Ressurreição, isto é, na experiência de fé.

Qual é o significado da parábola? A morte do filho enviado como tentativa do proprietário para obter os frutos do sítio, é a chave de leitura do relato. Jesus pretendeu prenunciar seu fim trágico, prefigurando no filho assassinado seu próprio destino. Manifestou, também, a clara consciência de ser o enviado do Pai e indicou a terrível responsabilidade dos judeus daquela época, prontos a justifica-lo. A parábola desvela discretamente o mistério da pessoa de Jesus e a sua missão. Enviado por Deus por Deus como a última e definitiva tentativa possibilidade de salvação para Israel, é rejeitado e levado à morte por um povo incrédulo. Ele é um messias jurado de morte.

A conduta dos judeus do tempo de Jesus, principalmente da liderança religiosa, não condizia com a ética do Reino de Deus. Eles rejeitaram a Jesus e também os seus ensinos. Eles crucificaram o Filho de Deus, juntamente com os romanos. O significado é claro: o proprietário da vinha é Deus; os servos são os profetas; o Filho é Jesus; os lavradores são os judeus que se opuseram a Jesus; a morte é a crucificação; e a remoção dos lavradores é a transferência do Reino para um novo povo de Deus, que inclui os gentios.

O que podemos aprender para hoje, sobre o ensino da parábola?

SALVAÇÃO E ÉTICA SE TRADUZEM NA ACEITAÇÃO DA MISSÃO DE JESUS COMO ENVIADO DO PAI.

No Antigo Testamento os profetas, que foram os enviados de Deus, falaram e sofreram nas mãos do antigo povo de Israel. Foram espancados, presos e degolados pela rejeição. Esta era a sorte dos profetas. Nenhum deles foi aplaudido pela pregação que realizavam.

No Novo Testamento há o registro da rejeição de João Batista, o arauto, e depois rejeitaram a Jesus, o Filho de Deus. A sua missão era a de restaurar o povo, mas não houve aceitação.

SALVAÇÃO E ÉTICA IMPLICAM NA OBSERVÂNCIA DO ENSINO DE JESUS QUE CONVIDA À PRÁTICA.

Os fariseus, saduceus e escribas diziam que conheciam a Deus, mas não praticavam a Lei Divina.

Quem ensina deve praticar. Praticando o ensino do Mestre haverá uma conduta sem dolo. Assim, a segurança dos salvos tem de estar jungida à ética de Jesus.

SALVAÇÃO E ÉTICA SÃO MARCAS EVIDENTES DA MISSÃO DOS SALVOS, HOJE, EM CONTINUIDADE AO MINISTÉRIO DE JESUS.

A Igreja é denominada no Novo Testamento como o corpo de Cristo na terra, no mundo. Ela é a própria missão de Deus na existência humana de todas as eras.

Uma pergunta: como a Igreja tem continuado a missão de Jesus? É claro, todos pecamos ou falhamos. Mas, se existe uma permanente falha na missão da Igreja, na sua conduta de vida, faz-se necessário parar e repensar na caminhada. O esquecimento dos ensinos de Jesus faz que os salvos se desviem de sua missão.

A conduta dos filhos e filhas de Deus está fundamentada na vida e obra de Jesus de Nazaré.

Hoje e em todo o tempo de nossa existência, urge que continuemos a obra de Deus, pois é gratificante servir com alegria a quem se entregou por nós, dando-nos a verdadeira vida.

Rev. Nelson Celio de Mesquita Rocha