JESUS: O RENOVO PROMETIDO DA ESPERANÇA
Rev. Nelson Célio de Mesquita Rocha
Texto bíblico: Isaias 11:1-10
Em que ou em quem as pessoas podem ter esperança? No messianismo político? Nas ideologias dos partidos políticos? Nos acordos de paz que os chefes de estados estabelecem? No dinheiro? Nas conquistas? Estas e outras interrogações poderiam ser elencadas aqui. Seria uma lista muito extensa.
Israel, na época de Jesus, sonhou com um messias guerreiro, político e libertador. O messias seria um reformador social, oferecendo terra, alimento e liberdade. Desta maneira, muitos sistemas e líderes políticos têm se levantado na história com seus projetos de esperança, mas enganaram, enganam e enganarão pessoas de todos os lugares do Planeta Terra. O pior é que são líderes carismáticos. Por isso enganam pessoas incautas com suas manipulações diversificadas.
Olhemos com atenção para a Palavra de Deus. “Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes um renovo” (Isaías 11:1). Esta é uma grande profecia cumprida na história da humanidade para a esperança dos povos. “Tronco de Jessé” – Jessé, pai de Davi, é comparado a uma árvore frondosa, que cresceu e deu muitos frutos. Basta ler as Escrituras e a história da humanidade.
O juízo que Israel sofreu por causa do seu afastamento de Deus, é como o tombar de uma árvore. Mas não um juízo final, pelo fato de ainda ficar o tronco para produzir um rebento. Assim, cumpre-se a aliança que Deus fez com Davi (Cf. Isaías 9:1-7; Miquéias 5:2-5).
A descrição do Rei ideal, da linhagem davídica, considera-se aplicável, segundo o Novo Testamento, a Jesus. “Rebento” – é um fruto delicado, fino, que começa a subir do tronco da árvore que foi derrubada. “Rebento” está relacionado com a encarnação de Jesus. Significa que o seu nascimento trouxe esperança. O Messias, ungido pelo Espírito Santo foi pleno de qualidades ímpares (v. 2). O seu proceder fiel e justo (vv. 3-5), proporcionou um novo tempo de paz e de esperança para todas as pessoas (vv. 6-7), e também a redenção em nível ecológico (vv. 6-9).
Jesus, sendo o renovo da esperança, segundo o texto do profeta messiânico, Isaias 11: 1-10, apresenta alguns aspectos para reflexão neste tempo, em que há muitas pessoas que estão perdendo a esperança de viverem com dignidade e que desistiram ou estão desistindo de suas vidas.
UMA PROMESSA FEITA COMO AÇÃO DO AMOR DE DEUS
O mundo necessitava de um Salvador cheio do amor verdadeiro. Em Gálatas 4:4, o apóstolo Paulo escreveu sobre a vinda de Jesus no tempo certo, na plenitude do tempo. Jesus nasceu, ou seja, o verdadeiro amor se revelou. Deus amou o mundo e continua exercendo o seu amor (João 3:16). Quem acolhe o amor de Deus revelado em Jesus, passa a ter a verdadeira vida.
UMA ESPERANÇA QUE PROPORCIONA A ALEGRIA COMO DOM DO ESPÍRITO SANTO
Da concepção ao nascimento de Jesus; da sua vida à morte de cruz; até a sua Ressureição, o Espírito Santo polarizou a sua existência, com poder e grande glória (Cf. Isaías 61:1-3). Tudo isso, para que as pessoas pudessem e possam viver com dignidade e tendo a vida para sempre.
UMA ESPERANÇA CONCRETIZADA QUE PROJETA O SER HUMANO PARA A VIDA COM VERDADEIRO SENTIDO
O SENHOR providenciou a solução para o ser humano em seu estado de miséria. O nascimento de Jesus marcou o início de um novo tempo. Um novo tempo de paz em meio às dificuldades existências. Paz de espírito, ainda que as limitações humanas impeçam o trajeto da existência.
O profeta Isaías profetizou: “Naquele dia recorrerão as nações à raiz de Jessé...” (Isaías 11:10). No evangelho segundo Mateus está registrado: “Ela dará à luz um Filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1:21).
O RENOVO brotou. A verdadeira vida brotou. A esperança de vida no aqui e agora é uma realidade, que se projeta para a eternidade. Essa vida é cheia do Espírito Santo; vida com verdadeiro sentido, mesmo que existam os reveses. É tempo de viver essa vida.