sábado, 5 de março de 2022

 DEUS QUER A VIDA, HOJE E SEMPRE


“Disse-lhes Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.”
(João 11.25)
Há muitas pessoas que querem a morte de outras. Não faltam sempre pessoas que desejam e fazem de tudo para que haja uma tal da pena de morte, geradora de mais violência e descontrole existencial. No tempo de Jesus não faltaram os energúmenos que queriam tirar a sua vida, pois arquitetaram planos com esse propósito. Por que? Porque simplesmente Jesus estava realizando o bem em favor da vida humana, e os energúmenos de seu tempo detestavam a vida em favor do bem e do que é justo. Por esta causa disseram: “vamos matá-lo” (João 11.53). Parece ser esta a solução mais adequada dos energúmenos para não atrapalhar seus planos políticos ou ideológicos impetrados contra a vida. É simplesmente uma repetição desenfreada no coração de quem não ama a vida, que a cada dia tem o seu estigma interiorizado na própria mentalidade condicionada pela desagregação e desequilíbrio espiritual. Isto significa que, o homem sem Deus é puramente um animal irracional, agindo apenas através da via do instinto.

Entretanto, Deus quer a vida, não obstante alguns desejarem e intentarem contra o maior bem que é a própria vida de seu semelhante. A vida é dom de Deus. E, quem atenta contra a vida alheia, vai contra a sua própria vida. É algo recíproco. A vida é o patrimônio do qual não somos donos e muito menos outorgantes. Daí não termos o direito de tirá-la de ninguém esse sopro vital. Somente Deus a pode tirar. Ele sabe a hora certa de fazer viver e fazer morrer, pois há tempo para todo o propósito sobre a terra.

No Evangelho, encontramos o ensino de Jesus ao afirmar que “Ele é a ressurreição e a vida”, sendo assim, os que intentam contra a vida não são vitoriosos, bem como a própria morte não tem a última palavra, pois ainda que seja a vida tirada, ela é devolvida pela ressurreição de Jesus. Esta é a certeza da vida cristã. A resposta de Deus a todos os que promovem o mal contra a vida é a ressurreição. E, contra estes se introduz o que serve como produto da maldade: a condenação. Não há escapatória. Deus julgará os que intentam contra a vida. É certa essa tomada de decisão que parte do próprio Deus.

A vida não para. A vida é dinâmica. Nem mesmo a morte a poderá conter. Mas, vida só é vida pela vida e obra de Jesus Cristo. Não só o seu exemplo, mas através de sua ação em favor da vida, que garante para o ser humano a segurança e a capacidade para mirar o que para muitos é impossível, a vida eterna que Deus preparou para seus filhos e filhas. Afinal, quem poderá nos tirar do centro do amor de Deus? Nem mesmo a morte poderá fazer isso. É preciso crer no poder de Deus. Jesus diz: “...Todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente” (João 11.26). A ressurreição está relacionada ao crer em Jesus Cristo como o Filho de Deus, que veio a este mundo para nos devolver a vida e o seu valor. Assim, pode-se viver melhor, na certeza de que Deus quer a vida, bem como a deseja todos aqueles que não se identificam com os energúmenos dos tempos atuais.

Rev. Nelson Celio de Mesquita Rocha



O que é o Embrião Humano? - VFK Educação vfkeducacao.com Acesso: Brazil, Rio de Janeiro, 05/03/2022
itar
Adicionar fotos/vídeos