terça-feira, 8 de março de 2022

 MULHER VIRTUOSA - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

 “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias” (Provérbios 31.10).

Basta simplesmente verificar nos melhores dicionários o significado da palavra “virtuosa” para se perceber a profundidade do que esboça a Bíblia, referindo-se à mulher que tem consciência do seu chamado para ser mulher.

 “Virtuosa”, palavra feminina, deriva-se do latim virtuosu (adjetivo), qualidade de quem possui virtudes. Mas, também, é necessário verificar o significado de “virtude” para se entender melhor a palavra. “Virtude”, deriva-se do latim virtute (substantivo feminino), que significa a disposição firme e constante para a prática do bem; boa qualidade moral; força moral; valor (FERREIRA, Aurélio Buarque Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira).

 Visualizando a palavra destacada pela Bíblia, mais particularmente no Livro de Provérbios 31.10, observa-se que a Escritura acentua um elogio à mulher que possui o qualificativo de “virtuosa”, capaz de exceder ao valor de finas jóias. Sendo assim, isso implica em profundos resultados:

    Ela é digna de confiança. O seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho (v.11).          Esta é uma das mais ricas qualidades da vida conjugal ou de qualquer relação;

     Ela faz o bem e não o mal, durante toda a sua existência (v. 12);

     Ela trabalha firme, pois não cabe a ociosidade em sua vida (v.13, 14);

     Ela não foge das responsabilidades de sua família (v. 15, 21, 27);

    Ela sabe cuidar bem dos negócios para não ficar à parte, na história da humanidade (v. 16-19). Ela participa de uma estrutura de cumplicidade relacional;

     Ela cuida bem do seu corpo, pois é com ele que ela exerce a sua obra na existência dos   seres humanos (v. 17);

     Ela avalia e valoriza o que faz, por isso a “sua lâmpada não se apaga de noite”. Mesmo com tantas responsabilidades, ainda estende a mão ao necessitado e dá atenção à sua casa (vv. 20-22). O seu marido é respeitado entre todos, pois a sua mulher age com discrição, participando com ele em todos os eventos da vida conjugal (vv. 23-24). O seu marido e seus filhos lhe respeitam e a elogiam, pois ela fala com sabedoria e também dá a boa instrução. Todos a elogiam dizendo ser uma mulher virtuosa. Essa é a mulher que teme ao Senhor, descrita pela Bíblia.

Neste dia da Mundial da Mulher, agradecemos a Deus pela vida de todas as mulheres da Igreja do Senhor. Pelas mulheres que habitam em toda a Terra. Mulheres de todos os cantos. ##Mulheres de todas as nações##. Mulheres solteiras ou casadas. Mulheres que são mães ou ainda as que não são mães.  Enfim, que ##todas as mulheres## continuem sendo essas bênçãos que são: na Família, na Igreja e na Sociedade.            

Rev. Nelson Celio de Mesquita Rocha


Международный Женский День / Mezhdunarodnyj Zhenskij Den 8 ... biaminatasa2.blogspot.com

Acesso: Brazil, Rio de Janeiro, 08/03/2022.