terça-feira, 10 de janeiro de 2023

ANUNCIANDO A BOA NOVA

 


Texto Bíblico: João 1.40-42
O testemunho da Igreja acerca do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo é algo que implica no crer, que se significa Fé obediência ao Evangelho. É maravilhoso comunicar a Palavra de Deus; proclamar a salvação que nos chegou, e nos proporcionou um novo tempo de certeza que a vida vale à pena ser vivida.
A estrutura do Evangelho de João apresenta uma progressão, um desenvolvimento que a Igreja experimenta, onde assume a sua vocação. Ela anuncia o Evangelho, a Boa Nova de Deus, do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
A partir do anúncio se concretiza essa realidade nova que foi imprimida por Deus nos corações. O exemplo de André, que significa varonil, vencedor, o primeiro apóstolo chamado por Jesus; ele era de Betsaida (Jo 1.44), pescador e irmão de Simão Pedro (Mt 4.18), nos mostra que, primeiro há o chamado do Mestre, depois, Ele nos convida a sermos instrumentos de Sua graça para a salvação de outras pessoas. Assim vemos que André evangelizou seu irmão, Simão Pedro, que depois foi chamado a pescar homens (Mc 1.16,17). Pedro também se tornou apóstolo de Jesus; anunciou o Evangelho aos gentios e pregou a mensagem no dia de Pentecoste, onde muitos ouviram a Palavra de Deus e se converteram, depois, batizadas.
Quantas obras realizaram os apóstolos, e que não foram registradas? Muitas obas. Muitos deram a própria vida por causa da Boa Nova. Diz a história que André chegou a ser crucificado em Acáia, segundo a ordem do procônsul Eges, cuja esposa se convertera ao ouvir a sua pregação.
André foi achado por Jesus. Depois, André achou ao seu próprio irmão, e lhe comunicou a maior mensagem: achamos o Messias! André também o levou a Jesus. Este é um processo natural de evangelização, porque a Igreja se preocupa com a salvação das pessoas.
Nos versículos de Jo 1. 43-51, verifica-se Filipe fazendo essa comunicação a Natanael, continuando, portanto, a missão de fazer discípulos.
Anunciar a Boa Nova é um privilégio concedido por Deus à sua Igreja, que é instrumento para a salvação de pessoas. A Igreja tipificada em André, Filipe e outros, fundamentada na rocha da nossa salvação, estará cumprindo a ordem do Mestre que nos chamou com santa vocação.
Rev. Nelson Celio de Mesquita Rocha