sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

SÚPLICA INTENSA PELA MISERICÓRDIA DE DEUS

 


SÚPLICA INTENSA PELA MISERICÓRDIA DE DEUS [1]

Texto Bíblico: Salmo 6

 INTRODUÇÃO

Ø    Diante das dificuldades existências da vida humana, a quem recorrer para ser atendido? Muitas vezes a ajuda de quem parece estar próximo a nós não chega. As dores vão se intensificando, e a demora parece uma eternidade.

EXPLICAÇÃO

Ø     O Salmo 6 apresenta uma súplica individual, em concreto, de um homem doente em estado grave. Há a descrição do sofrimento e do perigo. Mas, por outro lado há a expressão de confiança.

Ø   Este salmo está classificado entre os sete salmos penitenciais (6, 32, 38, 51, 102, 130 e 143). Penitência significa: Arrependimento; sentimento de remorso ou de culpa por uma falha, ofensa ou pelos pecados cometidos.

Ø  Na experiência do que faz a oração entram: a enfermidade com seus sofrimentos, a angústia interior e o temor da morte, a consciência de uma hostilidade perversa, a consciência do pecado.

Ø   As relações que existem entre esses fatores permitem fazer uma reflexão sobre o conteúdo do salmo.

1.   UMA SÚPLICA A DEUS, DE QUEM SOFRE DORES NA ALMA E NO CORPO (vv. 2,3,7,8)

A.      Aqui estão a consciência interior e as condições sociais do ser humano.

B.    Rodeado de hostilidade, encerrado em sua dor, penetrado pela angústia, só encontra saída em direção ao Senhor.

C.   O salmista invoca oito vezes e suplica a misericórdia de Deus. Ele não tem para onde ir e nem para quem buscar o socorro, a não ser em Deus.

D.  Transparecem as dores intensas, tanto na alma quanto no corpo. Até mesmo os inimigos atormentam a vida do homem em dores.

2.      UMA SÚPLICA A DEUS DE QUEM NÃO SE ACOMODA DIANTE DA   MORTE (v.5)

A.    A morte está explícita no versículo 5, e o pecado no versículo 2.

B. Dor e enfermidade são adiantamentos da morte. São inimigos do corpo e instalados nele. Instalados também na consciência. A morte se antecipa na consciência, toma posse dela. E, assim se aprofunda e intensifica a dor. É como se a morte intimasse o enfermo.

C. O salmista está também consciente de uma relação entre enfermidade e culpa. Na dor se manifesta à consciência o pecado como causa.

D.  Essa enfermidade é entendida como uma disciplina didática de Deus, buscando o bem do culpado. É na dor que a pessoa pode reconhecer a sua culpa, o seu pecado.

E.    Por isso o salmista percebendo a sua situação de pecador, não se acomoda diante da morte, pois muito custa ao Senhor a morte dos seus santos (Salmo 116.15).

3. UMA SÚPLICA QUE FOI OUVIDA E ANTENDIDA PELO DEUS MISERICORDIOSO (vv.8,9)

A.  No versículo 4 o salmista suplica: “Volta-te, Senhor, põe a salvo minha vida, salva-me por tua misericórdia”.

B.   Curar é salvar a vida, que se acha em jogo com a presença da enfermidade. Em Jr 17.14 há um pedido por cura: “Cura-me e ficarei curado, salva-me e serei salvo”.

C.   No Novo Testamento se pode dizer de uma cura “tua fé te salvou” (Mc 10.52).

D. O salmista reconhece logo que o Senhor escutou sua petição. A fé foi colocada em ação na situação penitencial. O Senhor é Deus de misericórdia.

CONCLUSÃO

Ø Todos nós passamos ou passaremos pelas dificuldades e enfermidades e até mesmo pelas perseguições dos inimigos. Mas, quando se faz a oração ao Deus que é misericordioso, uma vez tendo o reconhecimento do nosso pecado, e sabendo que Deus está nos aprimorando, em fé, há a cura, por causa do Deus que é todo misericórdia.



[1] ROCHA, Nelson Celio de Mesquita. Rio de Janeiro, 10/02/2023.