sexta-feira, 7 de novembro de 2025

A IMPOSSIBILIDADE DE HAVER O ATEÍSMO REAL


Uma breve reflexão em defesa do senso da divindade no mais profundo do se humano

Prof. Nelson Célio de Mesquita Rocha


Existe um canal no YouTube de um jovem muito inteligente, formado em Psicologia e Ciências da Religião, que se denomina ateu. É uma pessoa muito inteligente e um ótimo comunicador, sabendo interagir bem com as pessoas que ele convida para o seu canal. Ele afirma que não crê na existência de Deus.

Esse jovem criou um vídeos intitulado "Um ateu contra trinta cristãos". A metodologia é a interessante. Os cristãos que participaram são pessoas de várias idades maiores de 18 anos. Os cristãos ficaram dispostos em forma de círculo e esse jovem ateu no meio. Nesse vídeo, as pessoas do círculo cristão disputavam entre elas para ver primeiro quem se assentava numa cadeira diante do ateu, a fim confrontá-lo com perguntas e afirmações de defesa da existência de Deus. E, ele respondia as perguntas e tentava desfazer as afirmativas com seus argumentos. Interessante também é o tratamento respeitoso entre ele e os cristãos. Esse vídeo e outros que ele gravou e grava, tem milhares de curtidas e comentários.

Mesmo sendo interessante a metodologia do jovem ateu, envolvendo uma excelente dinâmica, em todos os momentos ele se utilizou de premissas que ele crê para defender suas ideias. Assim ele tem de crer nos seus argumentos.

Ao se investigar o ser humano e seu comportamento, em quaisquer partes do mundo, percebe-se que não pode haver possibilidade nenhuma de ateísmo real. O senso de religião e da existência de um ser superior, está internalizado no mais íntimo do ser humano. É a manifestação que, se abarcarmos a humanidade inteira seja com relação ao espaço quanto ao tempo e não somente este ou aquele outro grupo de época histórica particular, assume proporções notabilíssimas. Na mente humana está gravado um senso da divindade que não pode ser erradicado, pois a mente humana é inclinada à religião. E, pessoas sem religião se assemelham aos seres irracionais.

Desde o princípio do mundo, nenhuma religião, nenhuma cidade, nenhuma casa, afinal, tenha excluído do seu bojo qualquer forma de religião. A religião é o tesouro que está dentro do homem. Isso quer dizer que, Deus é uma realidade insofismável.

O filósofo da morte de Deus, Friedrich NIETZSCHE, afirmou: "Olhai estes sacerdotes; conquanto sejam meus inimigos, passai por diante deles silenciosamente e com espada embainhada. Também entre eles há muitos heróis, muitos sofreram demais: por isso querem fazer sofrer os outros. São maus inimigos: nada há mais vingativo do que a sua humildade. E quem os ataca facilmente se macula. O meu sangue é, porém, igual ao deles; e eu quero que o meu sangue seja honrado até no deles". (NIETZSCHE, F., Assim falou Zaratustra. [Trad. Alex Marins]; São Paulo: Martin Claret, 2005, p. 79)

A religião não se liquida com a abstinência dos atos sacramentais ou a ausência dos lugares sagrados, da mesma forma como o desejo sexual não se elimina com os votos de castidade.

Quem é o ser humano na dimensão religiosa? O ser humano, individual ou coletivo, exige esclarecimento. É preciso interrogar sobre o religioso como vínculo de conexão do sujeito (vínculo transcendental e não simplesmente histórico, factível ou positivo).

A espiritualidade ou o religioso é reconhecido como uma dimensão constitutiva da vida humana, diferente da ciência, das coisas e da estética, por exemplo, mesmo se, no concreto das coisas, essas dimensões interferem umas nas outras. É preciso saber reconhecer e desdobrar a realidade desta dimensão espiritual ou religiosa, os processos que a subentende, as janelas que se juntam. As diferentes ciências religiosas serão sempre bem vindas.

Se a espiritualidade ou o religioso se expressa no cultural e no histórico, não sendo de cunho de perversão, identificando a verdade, o absoluto ou o divino como tal. Esse fator religioso é reconhecido como riqueza histórica, cultural e antropológica, mas desprovido de valores secularizados.

Visto que a espiritualidade ou o religioso assim situado e diferenciado é profundamente humano, se guardará de privilegiar por princípio a dimensão. Uma postura cristã bem apresentada acolherá, pois não somente aos outros próximos do fenômeno religioso, mas igualmente a crítica específica do religioso como tal, seja através de Marx, Nietzsche ou Freud, por exemplo, ou de quaisquer outros estudiosos de todos os tempos que se levante para argumentar suas ideias acerca da não existência de Deus.

A IMPOSSIBILIDADE DE HAVER O ATEÍSMO REAL

Uma breve reflexão em defesa do senso da divindade no mais profundo do se humano Prof. Nelson Célio de Mesquita Rocha Existe um canal no You...