APARIÇÕES DE JESUS? CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS!
Prof. Nelson Célio de Mesquita Rocha (Pastor presbiteriano, membro do PNIL - Presbitério de Nilópolis - RJ
“Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ele está ali! não acrediteis; Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; para enganarem, se possível, até os escolhidos” (Mateus 24:23-24).
Vivemos tempos em que proliferam relatos de aparições, manifestações sobrenaturais e supostas revelações especiais de Cristo fora das Escrituras. Redes sociais, vídeos sensacionalistas e grupos religiosos exploram o fascínio pelo extraordinário.
Houve relatos de aparições de Jesus na França, especialmente na cidade de Dozulé, que foram amplamente discutidos e negados pelo Vaticano. A mulher que afirmou ter visto Jesus 49 vezes durante a década de 1970, Madeleine Aumont, relatou que Jesus teria ditado mensagens e pedido a construção de uma cruz de 7,38 metros. No entanto, o Vaticano, em uma instrução aprovada pelo Papa Leão XIV, declarou que esses relatos não têm origem sobrenatural e não devem ser considerados como manifestações divinas. O Vaticano também reafirmou que Jesus pode responder às orações, mas não fez aparições especiais em Dozulé.
Mas Jesus foi muito claro: antes da Sua volta, aumentarão os enganos espirituais. E a estratégia do inimigo é simples: parecer Cristo sem ser Cristo. Por isso, Jesus dez uma advertência veemente:
“Não acrediteis!”
UMA PERGUNTA: POR QUE SURGEM “APARIÇÕES” DE JESUS?
Porque há uma fome espiritual sem discernimento. Muitos desejam experiências, mas não desejam a Palavra. E onde a Bíblia desaparece, o engano se instala.
Porque há o fascínio pelo sobrenatural. Sinais e prodígios chamam atenção. Mas, Jesus alerta: os falsos profetas também farão milagres. Milagre não é prova de verdade — doutrina é.
Porque há a indústria da emoção religiosa. Há quem manipule a fé para obter seguidores, dinheiro ou poder.
UMA VERDADE BÍBLICA: O CRISTO QUE VOLTARÁ NÃO APARECERÁ EM LUGARES SECRETOS
Jesus diz que Sua volta não será em uma montanha isolada, em um quarto fechado, em uma visão privada e nem em um profeta iluminado. A volta de Cristo será pública, visível, universal. É como está escrito: “Assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente,
assim será a vinda do Filho do Homem” (Mateus 24:27). Ou seja: se alguém diz que viu Jesus sozinho, é falso. Se é secreto, não é Jesus Cristo.
OUTRA PERGUNTA: COMO IDENTIFICAR FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS?
Eles apresentam um Cristo diferente do Cristo bíblico. Pregam um Jesus ajustado à cultura, ao ego ou ao interesse próprio.
Revelações que competem com a Escritura: toda “aparição” que acrescenta, altera ou substitui a Bíblia é engano. Promessas exageradas e manipulação emocional: o falso profeta promete o que Deus não prometeu.
Sinais sem santidade, milagre sem arrependimento. O inimigo pode imitar sinais; mas não pode gerar nova vida, santidade e verdade.
OUTRA VERDADE: A PROTEÇÃO DO CRENTE É A PALAVRA E O DISCERNIMENTO
Quem conhece a verdade não é enganado pela imitação. Quem vive na Palavra não vive de visões. Quem segue a voz do Bom Pastor não segue a estranhos. O Espírito Santo nos guia não para novas revelações, mas para a compreensão da revelação já dada.
Por fim, é preciso ter alguns cuidados. Cuidado com revelações privadas. Cuidado com profetas que se autopromovem. Cuidado com qualquer Cristo que não seja o das Escrituras. A fé verdadeira não depende de visões, mas da Verdade eterna. Jesus voltará, e quando Ele vier, o mundo inteiro verá. É o que está na Palavra.