quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

HABITAÇÃO SEGURA EM DEUS

 


HABITAÇÃO SEGURA EM DEUS

Texto Bíblico: Salmo 04

Em muitos lugares não há segurança, por mais bem construídos que sejam. Muitas ideias também são desprovidas de premissas verdadeiras, que levam vidas para o caos, para a destruição. Há muitas pessoas que tombaram na caminhada por falta de equilíbrio e de segurança.

O Salmo 04 nos convida à reflexão sobre aquele que pode dá segurança. É Deus o único que atende as orações, porque está escrito que “Deus é misericordioso”, logo, na angústia traz o verdadeiro alívio ao coração fatigado, transtornado por situações adversas (v.1).

O que, de uma forma geral, as pessoas mais amam? Muitas pessoas amam e depositam sua confiança em quem há vaidade e mentira – Os ídolos mudos – que se constituem abominação, daí, desmoronam na vida (v.2).
O salmo fala do amor de Deus por aqueles que são distinguidos pelo próprio Senhor. Que foram eleitos por ele para gozar de uma piedade proporcionada por uma realidade da natureza divina, que se mantém una e indivisível, onde se sinaliza a plena sedimentação da vida (v.3).

A misericórdia do Senhor Deus e a habitação segura nele são descritas no Salmo.
 
1. NO SENHOR HÁ O SOCORRO EFICAZ QUE ESTANCA A ANGÚSTIA – V.1
Observa-se a oração bem fundamentada, tendo a certeza de que o socorro em Deus não é vão. “Deus é Deus de justiça”.
“Na angústia me tens aliviado” – No meio do sofrimento encontramos forças.
Os ídolos não podem proporcionar o verdadeiro socorro. Somente o socorro está no Senhor nosso Deus. “Sossegai” é o título sugestivo do Cântico 254 do Hinário Novo Cântico.
 
2. O SENHOR LEVANTA SOBRE O SEU POVO A LUZ DO SEU ROSTO – V.6
É a ação de Deus que é sábio e ao mesmo tempo amoroso, de iluminar vidas.
No Antigo Testamento ninguém podia ver a face de Deus, porque Deus é santo, mas também compassivo.
Levantar a luz do rosto é o gesto de amor que só em Deus há esse atributo em sua plena essência; ele concede o livramento, a salvação ao seu povo.  
 
3. NO SENHOR ESTÁ A PAZ E A SEGURANÇA DO SEU POVO – V.8
Se há uma oração bem-aventurada, logo, haverá uma paz bem fundamentada.
A vida em Deus encontra segurança verdadeira; não pode ruir, e o Senhor nos abençoa e nos faz repousar seguros.
A alma goza da mais profunda tranquilidade.
 
Muitas pessoas estão preocupadas com segurança em todos os sentidos: em casa, no condomínio, nas ruas e avenidas e nos lugares aonde possam andar e onde ficar.
Algumas pessoas estão inseguras em si mesmas, nas suas decisões e em seus sonhos.
Mas, quando se busca a Deus de todo coração, pode-se encontrar a verdadeira segurança, tanto para si mesmo e também nos encontros e reencontros da caminhada.

O Hino 145 – Hinário Novo Cântico traduz em poesia esta segurança em Deus.

Seguro estou, não tenho temor do mal, Sim, guardado pela fé em meu Jesus. Não posso duvidar desse amor leal, Ele em seu caminho sempre me conduz. Não me deixará, mas me abrigará, Do pecado vil me vem livrar; A sua graça não me recusará, Sim, Jesus é quem me pode sustentar.

(Refrão) No poder de Cristo, o Mestre, Minha vida salva está! Do perigo que cercá-la Ele poderá livrá-la! Seu poder eterno sempre a susterá!

Rev. Nelson Célio de Mesquita Rocha