segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

A RESPONSABILIDADE DA IGREJA DE CRISTO

“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15).

A Igreja de Cristo recebeu a missão de pregar e viver o evangelho a toda criatura. Essa é a responsabilidade que tem o seu apriori fundamentado na própria palavra de Jesus, que sendo mesmo um imperativo, não quer dizer talvez uma possibilidade da Igreja, mas o próprio serviço eclesial que é uma situação aposteriori, e isto faz parte da ação da Igreja no mundo.

Os pontos que seguem, servem para nortear esta palavra e para despertar a consciência da comunidade de fé, através de seus muitos segmentos e carismas a sair do seu lugar e cumprir a sua existência como a missão de Deus no mundo.

A responsabilidade na salvação de vidas. A Igreja tem de sair em busca das pessoas; ir ao encontro delas, em suas diversas necessidades. Não deve a Igreja esperar que as pessoas tenham de dar o primeiro passo. Sair das quatro paredes é somente pela ação do Espírito Santo. Há uma palavra veemente no Antigo Testamento de aviso do próprio Deus em relação ao descumprimento de sua ordem: “Se eu disser ao perverso: Ó perverso, certamente, morrerás; e tu não falares, para avisar o perverso do seu caminho, morrerá esse perverso na sua iniquidade, mas o seu sangue eu o demandarei de ti” (Ezequiel 33.8). 

A responsabilidade de ir ao encontro de vidas. Há muitas pessoas que não mais estão no seio da Igreja. Muitas se decepcionaram com algum fato negativo; outras esquecidas pela comunidade. Há pessoas que estão machucadas por dentro; estão doentes por causa de algum mal provocado por alguém ou porque procuraram o seu próprio mal. Mas é preciso ir ao encontro dessas pessoas e recuperá-las. Mesmo diante das catástrofes naturais. É preciso observar o que está na parábola contada por Jesus, conforme Lucas 15.3-7.

A responsabilidade na cura de vidas. A Igreja é uma comunidade terapêutica. Ela trata das pessoas com suas diversas enfermidades. Igreja não é para tornar as pessoas doentes, mas para curá-las de suas doenças e enfermidades. A cura vem pela palavra, pela afetividade, pelo relacionamento profundamente fraterno. Enquanto o ódio mata o amor cura, e a Igreja tem essa responsabilidade, basta verificar Lucas 10.25-37.

A responsabilidade na manutenção de vidas. É muito fácil desestruturar vidas; fragmentar o todo. Mas, tudo deve ser feito para a conservação das vidas que estão dentro do aprisco do Senhor. Isto faz parte da natureza da Igreja, porque é da vontade de Deus que sejamos concordes em manter vidas que fazem parte do nosso convívio fraterno. O Salmo 133 apresenta o ensino sobre o que devemos realizar em nossas relações humanas.

Portanto, essa responsabilidade quádrupla é de todos os que compõem a Igreja.

Rev. Nelson Célio de Mesquita Rocha