terça-feira, 21 de junho de 2022

A Comunicação e a Pregação

Quem está comissionado?

A estrutura racional do ser humano não pode ser entendida sem a palavra, na qual a estrutura racional da realidade é compreendida. A pregação da Igreja pressupõe uma compreensão das funções expressiva e denotativa da palavra, acrescentadas à sua função comunicativa. Assim, pode-se afirmar que a mensagem bíblica não pode ser interpretada sem princípios semânticos e hermenêuticos. A palavra comunica a experiência auto-relacionada e inacessível de um eu-pessoa para outro eu-pessoa de duas maneiras: mediante expressão e denotação.

     O poder expressivo da linguagem é a sua capacidade de revelar e comunicar estados pessoais. Por exemplo: uma equação algébrica tem um caráter quase exclusivamente denotativo. E um grito tem um caráter quase exclusivamente expressivo. Assim, a maior parte da linguagem se move entre dois polos: quanto mais científica e técnica, tanto mais perto do polo denotativo; quanto mais poética e comunitária, tanto mais perto do polo expressivo.

        A linguagem como um meio de revelação, ao contrário, tem o “som” e a “voz” do mistério divino, em e através do som e da voz da expressão e denotação humanas. A linguagem com esse poder é “Palavra de Deus”. A “Palavra de Deus” não contém nem mandamentos revelados nem doutrinas reveladas. Ela acompanha e interpreta situações revelatórias.

     O cristianismo confronta-nos com o Deus trinitário. E no mais profundo do insondável mistério da Trindade pode-se localizar o diálogo. A comunicação. É a comunicação vinda de Deus, é algo de sua estrutura. Também, Deus concedeu ao ser humano esse dom, como parte de sua estrutura. O ser humano criado por Deus retém sua imagem comunicativa (Imago Dei confundindo-se com essa imago comunicationis).

       Considerando essa base da comunicação, é fundamental que sejam evitadas falhas na pregação da Palavra de Deus. Uma pregação monótona é uma falta grave, principalmente porque existem muitas maneiras de se variar a comunicação da mensagem. Os meios de comunicação estão se aprimorando na variedade de comunicar. E os pregadores da Palavra de Deus não podem esquivar-se desse intento.

       Comunicação e pregação andam de mãos dadas. Comunicar a Palavra de Deus é ordem expressa de Jesus Cristo. A Igreja é responsável por essa tarefa, pois Deus a escolheu para isso, vocacionando dentro dela, pessoas preparadas, para transmitirem a mensagem de vida, que restaura integralmente o ser e o existir. Assim, não cabe a qualquer um, sem nenhum preparo ou autorização, interpretar e pregar a Bíblia Sagrada. Mas, somente quem recebeu a vocação para tal exercício.

    A pregação é a comunicação da mensagem de Deus. Por isso ela é extremamente relevante. E somente a pregação bíblica é relevante, no sentido de falar às necessidades do mundo. Pode-se observar nos primórdios da história da Igreja que essa ocorrência era uma realidade inegociável (Cf. Atos 2.14-36; Romanos 10.8, 14, 15).



Prof. Nelson Célio de Mesquita Rocha. HomiléticaA Ciência da Oratória Sagrada. Disciplina de Teologia.