quarta-feira, 6 de abril de 2022

A FONTE DA CONTAMINAÇÃO DO SER HUMANO E A LIBERTAÇÃO PARA UMA NOVA VIDA - CONTINUAÇÃO: OS ADULTÉRIOS

Evangelho segundo Marcos 7.14-23
A lista do que sai de dentro do coração do homem e o contamina, continua. Agora são OS ADULTÉRIOS.
Jesus estava generalizando quanto à maneira como a natureza humana se manifesta. Ela contamina. Assim, Jesus abordou a essência da questão, ou seja, a impureza moral que a impureza cerimonial simboliza.
O que são os adultérios? Adultério (do latim "adulterǐum" é a prática da infidelidade conjugal. Com o tempo, o termo estendeu-se ao sentido de fraudar, falsificar ou trair, adjeta ao verbo ."adulterar".
O adultério, como "ato de se relacionar com terceiro na constância do casamento", é considerado uma grave violação dos deveres conjugais por quase todas as civilizações de quase toda a história, sendo que algumas sociedades puniam gravemente a esposa adúltera e/ou a pessoa com quem praticava o ato, sendo ambos passíveis de morte.
Historicamente e originalmente a prática de adultério é o crime praticado pela esposa em relação ao marido. Hoje em dia, embora tal discriminação não exista mais nas novas leis dos países ocidentais, ou tenha perdido sua eficácia sociológica, na prática do dia a dia a conduta continua a ser vista de forma diferenciada do original conceito.
Seja na ralação conjugal, seja nas relações pessoais, os adultérios saem do coração do homem e são prejudiciais. A melhor atitude tem de ser prévia, um acordo que deve ser atendido. Caso não haja mais competência de ambas as partes, faz-se necessário buscar todos os meios para um viver melhor. A partir do momento em que não há mais sentido para sustentar uma relação, é melhor afastar do que abrasar..
Rev. Nelson Celio de Mesquita Rocha