domingo, 1 de maio de 2022

DESCRIÇÕES DE UMA VIDA CRISTÃ EFICIENTE

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9.28-43
Uma vida inerte é uma vida atolada no mar da descrença. É vida sem movimento, sem ação, sem dinamismo. Sendo assim, perde o seu objetivo. Perde a sensibilidade para realizar qualquer empreendimento.
De que vale uma vida sem participação?
Uma vida com Deus exige comunhão e ação no seu mais profundo sentido. É uma vida que não se entrega ao comodismo ou a certas ilusões triunfalistas.
SOBRE O TEXTO BÍBLICO
O relato evangélico fala da preocupação do Senhor Jesus em viver uma experiência espiritual com seus discípulos. A maior bênção da vida cristã é desfrutar da comunhão com Jesus. A sua companhia é profundamente sublime.
Bom é estar com Jesus. “Bom é estarmos aqui” – disse Pedro.
O relato fala também que a vida cristã não é resumida apenas a momentos de contemplação – uma vida que fica somente no “Monte da Transfiguração”.
A Igreja não foi convocada para viver momentos maravilhosos somente. O texto bíblico de Lucas 9.38-40 mostra a necessidade de um pai altamente aflito, por causa de seu filho, o qual achava-se atormentado por um demônio. “Se apodera dele e, de repente, grita e o atira por terra, convulsiona-o até espumar, e dificilmente o deixa, depois de o ter quebrantado”.
Os discípulos não puderam expelir o demônio. Mas eles não acabaram de descer do monte? Isto mostra que o lugar da vida cristã não é de contemplação somente, mas também de movimento, de dinâmica, de ação.
A vida cristã é de comunhão e de ação ao mesmo tempo. É de oração, porque é a luta contra o desespero e a descrença no coração das pessoas. É de ação em face do testemunho que se tem de dar na sociedade em que vivemos.
O texto do Evangelho destaca o contraste entre a experiência no alto do monte e a experiência no vale. Ensina sobre como a Igreja e o cristão em particular devem viver neste mundo tão conturbado.
O QUE PODEMOS APRENDER DO ENSINO DE JESUS PARA VIVERMOS DE MODO EFIECIENTE:
1 – É PRECISO VIVER TODOS OS MOMENTOS NA PRESENÇA
DE JESUS
O Senhor prometeu estar presente na vida de sua Igreja, todos os dias, até a consumação do mundo (Mateus 28.18-20). Deus é o Deus que age; o Deus que não está ausente. O Senhor jamais se afastará do seu povo.
Na presença do Senhor há alegria plena (Lucas 24.41). Nela encontramos o conforto e o consolo para continuarmos a nossa caminhada por este mundo.
A presença de Deus nos dá confiança e a certeza da própria vida. Essa presença torna a vida humana mais eficiente.
2 – É FUNDAMENTAL VIVER SEM AS MARCAS DO
EGOCENTRISMO QUE É PECADO
É preciso viver sem pensar em si somente - Lucas 9.33. Pedro não sabia o que estava dizendo, embora as suas palavras pareçam para alguns como uma boa proposta.
As pessoas enclausuradas dentro de si mesmas, vivem em amargura e tristeza de espírito. A religião que enfatiza o individualismo foge dos parâmetros estabelecidos por Deus de uma vida dinâmica.
É de caráter urgente que se mantenha a comunhão horizontal – A vida só é vida em função do outro. Por isso Deus estabeleceu o casamento e a vida em comunidade.
3 – É EFICIENTE A VIDA QUE TEM COMO OBJETIVO A
LIBERTAÇÃO DOS OPRIMIDOS
Jesus ouviu aquele pai desesperado dizer: “Roguei aos teus discípulos que o expelissem, mas eles não puderam” (Lucas 9.40). O Senhor ficou muito triste com essa falta de vida eficiente (9.41).
O lugar da vida cristã não é no monte somente, mas também no vale, onde as pessoas sofrem - Atos 20.35: “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber”.
Quando a Igreja se mantém incapaz de acudir a necessidade das pessoas, contribui para a incapacidade delas.
Anunciar as “Boas Novas”, através da prática do Evangelho é o ensino da Palavra de Deus (Romanos 1.16; João 8.32).
Rev. Nelson Celio de Mesquita Rocha



UM CÂNTICO DE VITÓRIA QUE ECOA NA HISTÓRIA

UM CÂNTICO DE VITÓRIA QUE ECOA NA HISTÓRIA Rev. Nelson Célio de Mesquita Rocha No Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1:46–56, consta o ...