sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

JESUS, O BOM PASTOR

 “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (João 10.11).

Quando miramos o nosso olhar no Evangelho e também na história, percebemos a tão importante obra de Jesus Cristo como aquele que se constituiu o “Bom Pastor”. A sua obra não foi uma qualquer dentre as muitas já realizadas em todos os segmentos, quer políticos, quer sociais. Pois, existe a dimensão que marcou profundamente muitas vidas tiradas do mais execrável abismo da separação entre Deus e o homem, morto em seus delitos e pecados: a vida pela obra do Ressuscitado, bem como a força da ressurreição, como libertação da morte para a verdadeira existência.

Jesus é o Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas. Ele é aquele que exerce o seu cuidado, não permitindo que forças contrárias à vida venham destruir o que mais valioso existe: o fôlego dado pelo próprio Criador. Assim, Jesus sendo o Bom Pastor, pode ser reconhecido de tal forma, que é real e autêntica a sua obra em favor do ser humano.

O mercenário, que não é pastor, não tem a responsabilidade de cuidar com carinho das ovelhas, porque não são suas. Esse mercenário é aquele que quer destruir a vida. Logo, não ama a vida. Mas, a função do verdadeiro Pastor é cuidar das ovelhas, custe o que custar; é obra importante, porque a ovelha pode se sentir segura e protegida.

A obra de Jesus Cristo como o Bom Pastor é vista sob três ângulos:

Primeiro - Como Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas. Combate o bom combate para que a vida tenha sentido e não seja arrancada da sua atividade. Assim, é o amor em sua forma incondicional, da parte do Senhor. A vida de Jesus foi de entrega voluntária, a fim de que todos tivessem a vida em abundância.

Segundo - Como Bom Pastor cuida e aperfeiçoa as ovelhas. Esse aperfeiçoamento tem a finalidade de identificar a verdadeira liberdade e o conhecimento dos valores do Reino de Deus, que são a base da pregação de Jesus. O desenvolvimento da fé como dom da graça divina é a chave do mistério da vida, que visa o amor, que é o vínculo da perfeição. Assim, todos devem exercitar esse dom.

Terceiro - Como Bom Pastor não dispersa as ovelhas. Diferentemente dos falsos governantes e líderes políticos e religiosos inescrupulosos o Senhor Jesus conserva no seu aprisco as ovelhas que amou e salvou. Nenhuma delas se perderá, mas as ajudará nas mais difíceis adversidades. As conduzirá sempre ao recôndito do Pai pela força do seu Santo Espírito.

As ovelhas do Bom Pastor estão seguras, porque Ele está sempre ao lado delas, velando e cuidando para que todas se alimentem de pastos verdejantes e sejam guiadas por caminhos seguros. Você já é uma ovelha do Bom Pastor?

Rev. Nelson Celio de Mesquita Rocha

Editar
Adicionar fotos/vídeos
Imagem: Пастырь добрый (мозаичное изображение на фасаде храм ...
Acesso: Brazil, Rio de Janeiro, 25/02/2022.