domingo, 1 de janeiro de 2023

CORRER COM UM PROPÓSITO

Texto Bíblico: 1 Coríntios 9.24-27

O ser humano ocidental é marcado pela correria. Vive-se correndo o dia todo e não há tempo para a realização de todos os empreendimentos. Há pessoas que desejam o dia com mais horas. Quem sabe, trinta horas? O certo é que nessa correria não se consegue, muitas vezes, atingir o alvo, em decorrência disto vem o desgaste e até mesmo as frustrações. Vale a pena ressaltar que, muitas vezes não há uma parada para se pensar e se avaliar a obra que se está empreendendo.
No texto neotestamentário da Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios, 9.24-27, o autor inspirado pelo Espírito Santo, de uma forma muito inteligente usa a figura do atleta das corridas que eram realizadas de três em três anos, na Grécia dos tempos da antiguidade, para ensinar, bem como para valorizar o serviço cristão.
Sendo uma pessoa experiente na vida cristã, o apóstolo Paulo sabia que todo empreendimento não seria muito fácil, mas importante a sua realização. Ele argumenta sobre as realizações da vida humana, da vida cristã com plena convicção, e explicita que a coroa que lutamos para conquistar não é uma coroa corruptível, mas incorruptível (que não murcha).
Vale lembrar que, a coroa corruptível era feita de folhas e colocada sobre a cabeça do atleta vencedor de qualquer modalidade de competição. Vale lembrar também que essa coroa não significa a salvação, mas o esforço cristão a ser realizado com muito empenho, para fazer concretizar na história os ideais do Reino de Deus.
Paulo argumenta que para se conquistar a vitória deve haver o domínio próprio e correr com uma meta ou com um objetivo. Deve o cristão procurar um aperfeiçoamento interior e não apenas exterior, uma vez que a vida cristã é de realizada de teoria e prática no cotidiano.
O texto fala assim, em face de algumas pessoas viverem de aparências, entretanto, isso deve ser mudado, pois a salvação produz uma vida cheia de alegrias e de realizações; e para se correr com um propósito, deve-se, em todos os momentos haver uma luta contra nós mesmos, procurando eliminar as mais diversas formas de egocentrismo.
Paulo usa a palavra desqualificado, que é traduzida por desaprovado, demonstrando que o serviço que se presta a Deus, tem de ser o melhor, sem relaxamento, ou às pressas por causa do tempo, mas com um propósito. Correr com um propósito deve fazer parte do contexto da vida cristã.
Inicia-se mais um ano da nossa caminhada neste mundo, espaço de provas e de bênçãos; espaço de realizações históricas para o mal ou para o bem. Sendo assim, não devemos ocupar o nosso tempo com coisas banais. Portanto, corramos, vivamos a vida cristã com um propósito que seja bem definido, que seja bem fundamentado, que seja para o bem do próximo e que vise a glória de Deus.
Rev. Nelson Célio de Mesquita Rocha