segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

A PESSOA SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

 


O Salmo 15 atribuído ao rei Davi como autor, foi escrito, como acontece com frequência, sob forma dialogada, o poeta colocando uma questão à qual os versículos respondem. O Salmo era provavelmente recitado pelos peregrinos em caminhada para o templo.

O texto bíblico qualifica a pessoa que age segundo o coração de Deus. Isso quer dizer, sob a vontade de Deus. Apresenta exigências que são de grande importância na vida de quem considera o Senhor como o único Deus verdadeiro, e tem prazer de andar nos seus caminhos.

O Salmo mostra que Deus acolhe o ser humano integralmente. O ser humano é hóspede de Deus, Sendo assim, esse acolhimento é o resultado do grande amor divino por todas as pessoas.

Mas, quem habitará no “tabernáculo de Deus?” Certamente, os que procedem de acordo com o mal não podem fazer parte desse contexto; não podem ser convidados. Os que praticam o mal não podem agradar a Deus.

O Salmo ensina sobre os aspectos de uma pessoa segundo o coração de Deus.

Primeiro – O seu caráter é íntegro. “Integridade” no hebraico significa aquilo que é inteiro, sincero e sábio. Pratica a justiça e fala a verdade. O que a pessoa diz está de acordo com aquilo que ela é.

Segundo – Suas palavras são comedidas. A palavra “difama” tem um significado de “ir em derredor”, para espionar as coisas ou divulgá-las com outras palavras. É bem próxima da maledicência e da calúnia, em relação ao próximo. Quem ofende ao próximo, causa mal a Deus.

Terceiro – Seus tratos são honrosos. Ao perceber seu erro, não projeta isso para ou sobre o outro. A sua palavra é sempre recheada de verdade. Não ama os que se voltam para a crueldade. Não tira proveito da desgraça alheia, conforme fica claro em Levítico 25.35-38 e Deuteronômio 23.19.

Quarto – O seu lugar está garantido. Jamais será abalado, pois a sua segurança depende de Deus, e não de confiar naquilo que, como subjugado pelo mal, obstrui a vida. Assim, a pessoa que procede segundo a vontade de Deus tem o seu lugar assegurado no “tabernáculo” do Senhor ou, morar no santo monte. Isso quer dizer, uma vida na presença de Deus e sob a sua proteção contínua, tanto hoje quanto na eternidade.

Talvez, alguém possa contra-argumentar afirmando que esses aspectos são impossíveis de praticá-los. Mas, para os que assim possam retrucar é preciso considerar o ensino do Salmo 15 como exercício na vida cotidiana. É necessário e fundamental fazer um esforço para que essas orientações da Palavra de Deus sejam uma realidade, a fim de que a vida seja melhor.

Rev. Nelson Célio de Mesquita Rocha