segunda-feira, 6 de março de 2023

A GARANTIA DE UMA VIDA QUE SE REALIZA


 A GARANTIA DE UMA VIDA QUE SE REALIZA


“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15.5)

Todos nós desejamos acertar na vida. Todos almejamos conquistar vitórias e continuarmos sendo operosos na caminhada existencial. Ninguém quer ser objeto de descontrole ou de derrota nos mais diversos segmentos da existência. Entretanto, para que a existência tenha o revestimento da mais alta qualidade de vida, são necessários alguns fatores, que se apresentam preponderantes ao ser humano criado para glorificar o Criador através das boas obras, que devem ser concretizadas na história.

O primeiro fator decisivo é o que contém uma reciprocidade: a permanência em Jesus, que garante uma vida abençoada, derivada da ação divina de agir no coração, produzindo o que de per si, o ser humano não pode realizar. O elemento recíproco, derivado dessa ação é a mutualidade, mas contendo a garantia de quem produziu a ação. Quem assim percebe, pode produzir fruto em abundância; ter uma vida frutífera; pode contar sempre com força poderosa do Senhor ressurreto.

O segundo elemento básico é dependência de quem não decepciona, porque está sempre presente, suprindo todas as carências que surgem na trajetória da existência humana. “Sem mim nada podeis fazer” é o mesmo que dizer: o ser humano sem Deus não é nada. Esta é a maior verdade de que trata o Evangelho. Porque nós todos, somos carentes. E, para suprir todas as carências da vida, somente aquele que deu o fôlego tem o poder para fazer cessar aquilo que produz sofrimento.

Um terceiro acento é o que tem como implicações decorrentes dos anteriores: vida pura, frutífera e vida de respostas às orações. O Senhor nos purifica pela sua Palavra; e, nos faz ser discípulos não-conformados com as ideologias desestruturadoras da pessoa humana, mas produtores do bem, que é uma possibilidade de corações regenerados pela graça divina. O Senhor nos atende quando clamarmos por justiça, na certeza da sua ação libertadora.

Hoje mesmo, se alguém não tem mais razão para viver, é somente procurar o único caminho para a salvação, que faz a vida se realizar, de forma maravilhosa e autêntica. Antes de tomar uma decisão qualquer, pare e pense: Deus é amor e dá sentido à vida.

Rev. Nelson Célio de Mesquita Rocha