quarta-feira, 12 de novembro de 2025

ENTROPIA E INFORMAÇÃO

ENTROPIA E INFORMAÇÃO
Prof. Nelson Célio de Mesquita Rocha


Existem muitas informações na mídia, principalmente nas redes sociais da Internet, que se configuram como uma mixórdia de notícias, e diante desse movimento fica difícil saber o que é falso e o que é verdadeiro. O pior é que existe um público que não para e faz uma reflexão. Esse público não mede esforços para passar adiante um escrito ou um vídeo veiculando uma notícia falsa e causadora de problemas de ordem moral.
A Internet sendo bem utilizada, torna-se um instrumento favorável à comunicação. Mas, por outo lado, existem campos ou terras de alguém ou sem donos. São veiculadas notícias consideradas "fakes news", passando-se por verdades, que chegam a confundir as mentes incautas.
Este assunto já foi e continua sendo todos os dias objeto de reflexão, onde há a redundância que é sinal conhecido e sinal conhecido é mensagem previsível. À medida que aumenta a probabilidade de conhecimento prévio da mensagem sem discernimento, mais diminui o teor da informação da mesma. Há o que se chama uma perda térmica no sistema, que passou de um estado de diferenciação e organização para um estado de indistinção. A essa tendência a ausência de diferenciação dá-se o nome de entropia.
Entropia aponta para a desordem. Na construção de toda a mensagem ela sempre estará presente em algum grau, principalmente no nível da estrutura semântica, ocasião em que se considera a informação como o negativo da entropia, que está sempre ligada à ideia de seleção, escolha e organização dos signos.
Ora, selecionar signos na comunicação, importa na existência de alternativas. Então, a resposta para conter a informação deve ser uma entre várias alternativas, isto é, a quantidade de alternativas em meio das quais é possível uma escolha, pois fornece uma medida da quantidade de informação. Nessa perspectiva, a informação verdadeira deve ser mantida como instrução seletiva, uma medida de organização, apontando para a ordem. E quanto mais imprevisível for a mensagem pela originalidade dos critérios seletivo e combinatório, mais alta será a taxa de informação fornecida.
Esses critérios a que estamos nos referindo dizem respeito ao código de qualquer língua natural. Cada um deles é constituído de um número limitado de signos possibilitando combinações em número teoricamente infinito. E é justamente aquele valor de equiprobabilidade entre muitos elementos combináveis que faz a informação. Em outras palavras, quando entre duas ou mais alternativas que têm iguais possibilidades de verificar-se, apenas uma delas tem lugar, temos uma unidade de informação.
Quando uma comunicação contém muitas informações, e algumas sem originalidade, a mensagem fica truncada. E o mais difícil, é que haverá um prejuízo na decodificação e na recepção da mensagem, respectivamente.
É urgente aos que usam as redes sociais para produzir comunicação em tempos de deserdem. Pessoas do mal, utilizam a Internet para disseminar o mal com mentiras para ganharem curtidas a troco de dinheiro e fama. As pessoas do bem se utilizam da mídia para veicular o que é bom, justo e verdadeiro. Ganham dinheiro também e credibilidade. Outras pessoas podem até não ganhar muitos "joinhas", mas veiculam a verdade, e isso é o que importa.

UM CÂNTICO DE VITÓRIA QUE ECOA NA HISTÓRIA

UM CÂNTICO DE VITÓRIA QUE ECOA NA HISTÓRIA Rev. Nelson Célio de Mesquita Rocha No Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1:46–56, consta o ...