sexta-feira, 28 de novembro de 2025

ADVENTO, TEMPO DE ESPERA

ADVENTO, TEMPO DE ESPERA


Prof. Nelson Célio de Mesquita Rocha (Pastor presbiteriano, membro do PNIL - Presbitério de Nilópolis - RJ)


Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.3:1-6

O ADVENTO, segundo o Calendário Cristão é tempo de reflexão, de espera. Deve haver uma preparação, não somente para as comemorações do Natal, mas para a Segunda vinda de Jesus, no sentido de se operar comportamentos que conduzam a um novo modo de existir na história, segundo a vontade de Deus revelada na Sua Palavra.

O texto do Evangelho segundo Lucas 3:1-16 ensina de modo objetivo que o centro da história, o que dá valor e sentido ao processo dos acontecimentos históricos, não é o poder político mundial, Tibério César; não é o poder religioso e político local, palestinense; nem os pontífices de Jerusalém ou os vassalos de Roma. Mas, a Palavra de Deus que chega a João, filho de Zacarias, no deserto (Lucas 1:80).

Enquanto o poder profano parece incidir em dominação, usurpação, traduzido por exploração aos mais fracos e impotentes, A SALVAÇÃO VINDA DE DEUS É UMA CERTEZA PLENA, que muda a vida das pessoas.

O que as pessoas esperavam dos governantes no tempo de João Batista? Cada vez mais, os pobres ficavam mais pobres; os doentes cada vez mais doentes. Os dominadores e exploradores não davam esperança ao povo sofredor.

Foi nessa época, que a Palavra de Deus correu velozmente; chamando no deserto o mensageiro e fazendo-se ressoar no lugar tradicional dos encontros com Deus, para ser enviando ao povo. A missão de João Batista era a de preparar a vinda do Senhor (Lucas 1:16-17,76). A sua mensagem tem uma natureza e um propósito: um convite sério ao arrependimento, à conversão e uma instrução moral.

À Igreja também foi dada essa missão: preparar o mundo para a segunda vinda de Jesus. Preparar as pessoas para o Batismo e fazê-las congregar diante da Mesa dos eleitos, assumindo o mandato cultural, social e religioso estabelecido por Jesus.

ADVENTO é tempo das pessoas assumirem um compromisso com Deus e mudanças radicais: o anúncio profético, que tinha sustentado a esperança dos deportados do século VI a. C., agora ressoa com um timbre novo: “Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados, e os escabrosos, aplanados” (v. 5).

Um novo caminho foi aberto para a próxima vinda do Senhor. O fim da prepotência e de toda a arrogância vai chegar. É tempo de conversão; é tempo de ADVENTO; de preparação para receber o Senhor que vem.

Mas, é preciso identificar que esse tempo apresenta algumas características.
1. TEMPO MARCADO PELA PALAVRA MOTIVADORA DE DEUS

“A Palavra de Deus foi dirigida a João, filho de Zacarias” (v.1). É, portanto uma Palavra que encontra as pessoas no DESERTO, por exemplo. É uma Palavra que motiva às grandes realizações na história: João saiu a pregar por toda a região do Jordão, o arrependimento.

2. TEMPO CARACTERIZADO PELA PREPARAÇÃO PARA SE VIVER INTENSAMENTE OS VALORES DO REINO DE DEUS

É fundamental haver mudança de mente e de coração. É preciso receber um novo coração, de Deus; regenerado, transformado por Jesus. Também, a prática da fraternidade e da justiça, num contexto caótico, e sem esperança para aqueles que estão vivendo sem a verdadeira vida. Assim, é preciso ter as marcas das bem-aventuranças registras em Mateus 5:1-11, que somente tem os que se preparam hoje para viver a vida com Deus.

3. TEMPO CONSTATADO PELA VISÃO DA SALVAÇÃO DE DEUS NA HISTÓRIA

Toda a cegueira tem de ser dissipada. A cegueira espiritual, porque o ser humano que somente existe com fundamento em si mesmo, não pode entender as coisas do Espírito de Deus, pois elas se discernem espiritualmente. E, ser espiritual não quer dizer uma pessoa à parte das outras, ou à parte do mundo, mas verdadeiramente na presença de Deus, praticando os valores do Reino de Amor e Paz, no tempo que se chama hoje. Isto é TESTEMUNHO.

É tempo de ADVENTO, no aqui e agora. E, assim, vivamos uma vida de espera por um mundo melhor, onde o mal vai sendo dissipado, sob a bênção de Deus. Quanto mais a mensagem das Boas Novas vai sendo proclamada, mais o mal vai sendo extirpado.

ADVENTO, TEMPO DE ESPERA

ADVENTO, TEMPO DE ESPERA Prof. Nelson Célio de Mesquita Rocha (Pastor presbiteriano, membro do PNIL - Presbitério de Nilópolis - RJ) Evangel...