quinta-feira, 10 de março de 2022

NOSLEN OILEK E ENCONTRO COM O BOM PASTOR

 “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” (João 10.11)

Era domingo. Não um dia como outro da semana. O que perpassava a mente de Noslen Oilek não estava sendo o melhor pensamento. Mesmo com um nome diferente da maioria dos brasileiros, ainda que Noslen Oilek não tivesse qualquer relação com algum país europeu, era esse mesmo o seu nome. A não vontade de existir mais tornara-se evidente em sua caminhada. O seu coração estava desgarrado do corpo; a sua mente flutuava como que de maneira aleatória. Até que pensou ser a morte a fuga para a vida. Tudo não fazia sentido para ele. Era como se estivesse numa caverna escura, acorrentado e de costas para a única entrada distante. Havia somente sombras de tudo que se movia do lado de fora da caverna. A situação era de trevas densas, e o que um acorrentado podia fazer senão não mais deixar de existir? 

Noslen Oilek vivia como uma ovelha fora do rebanho. O perigo rondava a sua vida. Estava distante daquelas outras ovelhas do aconchego do lar, por causa de sua própria vaidade e orgulho, e também pelas imposições que outros lhes colocaram no decorrer dos anos, a começar pela própria rejeição de seus pais no início do seu primeiro ano de vida. Noslen Oilek queria acertar, mas não conseguia mirar o alvo. O bem que ele queria fazer não o realizava, mas o mal tornava-se o lado prático da existência. Realmente, o fundo do poço configurou-se como desespero. O que fazer? Só a morte se mostrou como o único caminho, algo meio gnóstico, no sentido de o espírito libertar-se urgentemente da matéria e ser feliz.

Era domingo, dia do Senhor, quando o sol acabara de se pôr, a noite chegara, e Noslen Oilek havia acabado de descer da condução que o deixara numa certa pracinha da cidade, onde pululavam muitas pessoas, outras se divertiam e outras reunidas em torno de um pregador do Evangelho. Eram os crentes que estavam ali. Noslen Oilek parou, e permaneceu estático. Pensativo. Desligado de tudo por alguns minutos. De repente, alguém bate às suas costas e o convida para ir à Casa do Senhor. Como que querendo resistir, tentava se afastar daquele jovem, mas algo o fazia dirigir-se à Igreja próxima àquela pracinha. Depois de caminharem alguns minutos, chegaram. Noslen Oilek entrou, meio sem jeito, teve uma surpresa: todos o trataram com carinho. Ele estava num lugar estranho, mas que era diferente. A vontade de morrer começara a ir embora. O que estava acontecendo?

Deu-se início ao culto, tocaram músicas, fizeram orações e depois o pastor começou a fazer uma pregação sobre o Bom Pastor que deu a sua vida pelas ovelhas. Que esse Pastor veio ao mundo para que todos tenham vida. Ele morreu no lugar de alguém. Noslen Oilek estava entendendo que alguém se preocupou com ele para dar-lhe a vida e não a morte. Esse alguém é Jesus Cristo, o Bom Pastor. Naquele momento Noslen Oilek foi encontrado pelo Bom Pastor que o libertou de todos os seus temores. A vida passou a ter sentido. Estava começando uma nova vida. Noslen Oilek voltou para o verdadeiro aprisco. Tudo se fez novo. 

Rev. Nelson Celio de Mesquita Rocha