domingo, 1 de maio de 2022

DESCRIÇÕES DE UMA VIDA CRISTÃ EFICIENTE

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9.28-43
Uma vida inerte é uma vida atolada no mar da descrença. É vida sem movimento, sem ação, sem dinamismo. Sendo assim, perde o seu objetivo. Perde a sensibilidade para realizar qualquer empreendimento.
De que vale uma vida sem participação?
Uma vida com Deus exige comunhão e ação no seu mais profundo sentido. É uma vida que não se entrega ao comodismo ou a certas ilusões triunfalistas.
SOBRE O TEXTO BÍBLICO
O relato evangélico fala da preocupação do Senhor Jesus em viver uma experiência espiritual com seus discípulos. A maior bênção da vida cristã é desfrutar da comunhão com Jesus. A sua companhia é profundamente sublime.
Bom é estar com Jesus. “Bom é estarmos aqui” – disse Pedro.
O relato fala também que a vida cristã não é resumida apenas a momentos de contemplação – uma vida que fica somente no “Monte da Transfiguração”.
A Igreja não foi convocada para viver momentos maravilhosos somente. O texto bíblico de Lucas 9.38-40 mostra a necessidade de um pai altamente aflito, por causa de seu filho, o qual achava-se atormentado por um demônio. “Se apodera dele e, de repente, grita e o atira por terra, convulsiona-o até espumar, e dificilmente o deixa, depois de o ter quebrantado”.
Os discípulos não puderam expelir o demônio. Mas eles não acabaram de descer do monte? Isto mostra que o lugar da vida cristã não é de contemplação somente, mas também de movimento, de dinâmica, de ação.
A vida cristã é de comunhão e de ação ao mesmo tempo. É de oração, porque é a luta contra o desespero e a descrença no coração das pessoas. É de ação em face do testemunho que se tem de dar na sociedade em que vivemos.
O texto do Evangelho destaca o contraste entre a experiência no alto do monte e a experiência no vale. Ensina sobre como a Igreja e o cristão em particular devem viver neste mundo tão conturbado.
O QUE PODEMOS APRENDER DO ENSINO DE JESUS PARA VIVERMOS DE MODO EFIECIENTE:
1 – É PRECISO VIVER TODOS OS MOMENTOS NA PRESENÇA
DE JESUS
O Senhor prometeu estar presente na vida de sua Igreja, todos os dias, até a consumação do mundo (Mateus 28.18-20). Deus é o Deus que age; o Deus que não está ausente. O Senhor jamais se afastará do seu povo.
Na presença do Senhor há alegria plena (Lucas 24.41). Nela encontramos o conforto e o consolo para continuarmos a nossa caminhada por este mundo.
A presença de Deus nos dá confiança e a certeza da própria vida. Essa presença torna a vida humana mais eficiente.
2 – É FUNDAMENTAL VIVER SEM AS MARCAS DO
EGOCENTRISMO QUE É PECADO
É preciso viver sem pensar em si somente - Lucas 9.33. Pedro não sabia o que estava dizendo, embora as suas palavras pareçam para alguns como uma boa proposta.
As pessoas enclausuradas dentro de si mesmas, vivem em amargura e tristeza de espírito. A religião que enfatiza o individualismo foge dos parâmetros estabelecidos por Deus de uma vida dinâmica.
É de caráter urgente que se mantenha a comunhão horizontal – A vida só é vida em função do outro. Por isso Deus estabeleceu o casamento e a vida em comunidade.
3 – É EFICIENTE A VIDA QUE TEM COMO OBJETIVO A
LIBERTAÇÃO DOS OPRIMIDOS
Jesus ouviu aquele pai desesperado dizer: “Roguei aos teus discípulos que o expelissem, mas eles não puderam” (Lucas 9.40). O Senhor ficou muito triste com essa falta de vida eficiente (9.41).
O lugar da vida cristã não é no monte somente, mas também no vale, onde as pessoas sofrem - Atos 20.35: “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber”.
Quando a Igreja se mantém incapaz de acudir a necessidade das pessoas, contribui para a incapacidade delas.
Anunciar as “Boas Novas”, através da prática do Evangelho é o ensino da Palavra de Deus (Romanos 1.16; João 8.32).
Rev. Nelson Celio de Mesquita Rocha



Nenhum comentário: