A Comunicação e a Pregação
Quem está comissionado?
A estrutura racional do ser humano não
pode ser entendida sem a palavra, na qual a estrutura racional da realidade é
compreendida. A pregação da Igreja pressupõe uma compreensão das funções expressiva
e denotativa
da palavra, acrescentadas à sua função comunicativa. Assim, pode-se
afirmar que a mensagem bíblica não pode ser interpretada sem princípios
semânticos e hermenêuticos. A palavra comunica a experiência auto-relacionada e
inacessível de um eu-pessoa para
outro eu-pessoa de duas maneiras: mediante
expressão e denotação.
O poder expressivo da linguagem é a sua
capacidade de revelar e comunicar estados pessoais. Por exemplo: uma equação
algébrica tem um caráter quase exclusivamente denotativo. E um grito
tem um caráter quase exclusivamente expressivo. Assim, a maior parte da
linguagem se move entre dois polos: quanto mais científica e técnica, tanto
mais perto do polo denotativo; quanto mais poética e comunitária, tanto mais
perto do polo expressivo.
A linguagem como um meio de revelação,
ao contrário, tem o “som” e a “voz” do mistério divino, em e através do som e
da voz da expressão e denotação humanas. A linguagem com esse poder é “Palavra
de Deus”. A “Palavra de Deus” não contém nem mandamentos revelados nem
doutrinas reveladas. Ela acompanha e interpreta situações revelatórias.
O cristianismo confronta-nos com o Deus
trinitário. E no mais profundo do insondável mistério da Trindade pode-se
localizar o diálogo. A comunicação. É a comunicação vinda de Deus, é algo de
sua estrutura. Também, Deus concedeu ao ser humano esse dom, como parte de sua
estrutura. O ser humano criado por Deus retém sua imagem comunicativa (Imago Dei confundindo-se com essa imago comunicationis).
Considerando essa base da comunicação,
é fundamental que sejam evitadas falhas na pregação da Palavra de Deus. Uma
pregação monótona é uma falta grave, principalmente porque existem muitas
maneiras de se variar a comunicação da mensagem. Os meios de comunicação estão
se aprimorando na variedade de comunicar. E os pregadores da Palavra de Deus
não podem esquivar-se desse intento.
Comunicação e pregação andam de mãos
dadas. Comunicar a Palavra de Deus é ordem expressa de Jesus Cristo. A Igreja é
responsável por essa tarefa, pois Deus a escolheu para isso, vocacionando
dentro dela, pessoas preparadas, para transmitirem a mensagem de vida, que restaura
integralmente o ser e o existir. Assim, não cabe a qualquer um, sem nenhum preparo ou autorização, interpretar e pregar a Bíblia Sagrada. Mas, somente quem recebeu a vocação para tal exercício.
A pregação é a comunicação da mensagem
de Deus. Por isso ela é extremamente relevante. E somente a pregação bíblica é
relevante, no sentido de falar às necessidades do mundo. Pode-se observar nos
primórdios da história da Igreja que essa ocorrência era uma realidade
inegociável (Cf. Atos 2.14-36; Romanos 10.8, 14, 15).
Prof. Nelson Célio de Mesquita Rocha. Homilética: A Ciência da Oratória Sagrada. Disciplina de Teologia.
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