Ser solidário é procurar viver o amor como realmente deve ser vivido.
Ser solidário é participar com o outro na alegria ou na tristeza. É o dar-se um pouco, a fim de que a opressão, a angústia, o medo, o perigo, a miséria e a dor do outro não interrompam a vida.
Ser solidário é viver a vida que o Senhor veio nos ensinar, assim como Jesus, que, na cruz, entregou-se por nós. Ele suportou toda a ignomínia. E isso, por nós, seres humanos.
A narrativa de Isaías nos diz algo profundo sobre a Palavra do Senhor: “Assim diz o Senhor”. Quem fala é Deus e não qualquer senhor; é o ADONAI quem fala; é o Criador do Céu e da Terra; o Criador que estabeleceu todas as coisas que existem; o Criador do ser humano.
É o Senhor quem cria e dá o fôlego de vida. O Senhor é quem executa o seu amor em favor do seu povo, salvando-o da mão do inimigo; libertando-o da escravidão opressora e conduzindo o seu povo à Terra da Promessa.
O Senhor é quem liberta e guia o seu povo por um bom caminho, rumo à Terra da Promessa - a terra que produz leite e mel, porque é o Senhor mesmo quem sustenta o seu povo.
O Senhor que liberta é o Senhor que abre as águas do Mar Vermelho e do Rio Jordão; é o Senhor que não deixa um fio de cabelo queimar na fornalha de fogo ardente, porque a sua misericórdia é para todo o sempre.
Deus é o Senhor, o Santo de Israel, o Salvador. Ele é o Deus Amor-Solidariedade. O Deus que se solidariza é o Deus que ama a todos sem distinção.
A solidariedade divina deve ser bem compreendida também por nós hoje. Isso tem de ser experimentado a cada dia na vida de todo aquele que exerce a sua fé e confiança no Deus solidário.
Algumas lições que devemos gravar na mente, sobre o texto bíblico em tela:
1. DEUS É O SENHOR
Deus se revela de forma especial. Quem é Deus? Deus se revela como: Criador (v. 1), Santo de Israel (v. 3), Salvador (v. 3), Eterno (v. 13) e como Deus Poderoso (v. 13).
Deus é inconfundível, assim, não existem outros deuses e nem outros salvadores...
2. DEUS É DEUS PRESENTE
O Senhor está presente em todos os momentos da vida (v. 2).
Em momento algum, Deus abandou o seu povo – A trajetória do povo de Israel, desde o seu nascimento até à entrada na terra da Promessa.
Sendo Deus o Deus presente, nos dá segurança na caminhada.
“Deus é o nosso refúgio bem presente...” (Salmo 46.1).
3. DEUS É QUEM DESTROI TODO O MEDO
A Palavra do Senhor é uma palavra que incentiva à coragem: “Não temas”.
Deus nos chama por um novo nome – Nós somos dele e não temeremos.
1 João 4.18: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo...”
4. DEUS É SALVADOR PELO SEU MARAVILHOSO AMOR
Diz o Senhor: “Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador” (v. 11).
A salvação é proclamada e realizada pelo Deus-Salvador (v. 12).
O amor de Deus produziu a redenção da humanidade – é para todo aquele que crê.
Agindo o Senhor, pelo seu amor, quem poderá impedir? (v. 13).
O Deus que é se revela de forma especial como Deus único, e que é amor, torna-se inconfundível para quem o reconhece.
O Deus que é presente, que destrói todo o medo, que salva pelo seu amor que é maravilhoso, só pode ser o DEUS SOLIDÁRIO.
Portanto, DEUS É AMOR-SOLIDARIEDADE.
Rev. Nelson Célio de Mesquita Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário