segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

OS LOUCOS DE DEUS

OS LOUCOS DE DEUS


Texto Bíblico: 1 Coríntios 1.18-29

O que um louco? É que perdeu a razão. É doido, alienado.
Várias pessoas na Bíblia foram chamadas de loucas. Por exemplo: - “Os que desprezam a sabedoria” (Provérbios. 1.7); - “Os que zombam do pecado” (Provérbios. 14.9); - A criada por nome de Rode no Novo Testamento (Atos 12.15); - Os crentes são considerados loucos (1 Coríntios 4.10).
O relato do Novo Testamento diz que “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios” (1 Coríntios. 1.27).
O texto bíblico fala sobre “Os loucos de Deus e a loucura de Deus”.
O mundo sempre vê as coisas de Deus como loucura. A mensagem e a pregação do Evangelho eram absurdas para o mundo do tempo do apóstolo Paulo (século 1), e ainda continua sendo.
Há muitas pessoas que acham que seus próprios métodos são os mais corretos. Mas, Deus repudia toda sabedoria humana que tenta se projetar como altaneiras.
Os sistemas idolátricos do mundo são nada diante da sabedoria de Deus. Os judeus eram muito dados aos fatos concretos. Mostravam pouco interesse pelo pensamento especulativo dos gregos. Os judeus gostavam de provas. Para eles o sacrifício de Cristo era um escândalo. Escândalo porque o Messias não poderia ter vindo da periferia de Israel, nem morrer em uma cruz. Escândalo!
Os gregos eram embebidos pela filosofia especulativa. Eram orgulhosos pela agudeza intelectual, e não achavam lugar para o Evangelho. Achavam a crucificação uma loucura. Para os gregos a cruz parece nada mais que uma consumada loucura. Se em Platão o Deus Uno e impessoal não poderia se contaminar com a "gentalha" humana; ou, em Aristóteles tudo o que existe é divino no mundo e o próprio mundo. Logo, é uma loucura a pregação e a vida segundo a Boa Nova do Evangelho. É um absurdo!
Entretanto, a mensagem “louca” do Evangelho provou que é o poder de Deus. Os crentes, por causa disso, sempre foram vistos como pessoas loucas.
Em 1 Coríntios. 4.11-13 está escrito que “Até à presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez; e somos esbofeteados, e não temos morada certa, e nos afadigamos... Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, procuramos conciliação... Temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos”. Isto para o mundo é uma loucura!
Foi assim que no passado tanto judeus quanto gregos viram os crentes, como loucos. Loucos de Deus. Hoje, também, quem vive assim é considerado louco.
É preciso considerar quem são os "Loucos de Deus":
1. OS LOUCOS DE DEUS SÃO OS QUE EXERCEM A FÉ NO PODER DO DEUS REVELADO EM CRISTO
A fé que contrasta com a sabedoria materialista do mundo – v. 19-21, porque o crente já contempla o que já é sem ver fisicamente (Hebreus 11.1).
A fé que estabelece o equilíbrio espiritual, familiar, social, econômico ... – v. 25
A fé que tem uma ação eficaz pela certeza da operação de Deus – v.18.
2. OS LOUCOS DE DEUS SÃO OS QUE FORAM RESGATADOS DO TERRÍVEL PECADO
A salvação pelos conceitos filosóficos dos gregos – O gnosticismo, o estoicismo, o epicurismo, etc. Ou, pelo cumprimento da lei pelos judeus. Diante de Deus eram loucuras essas sabedorias.
Para o mundo o pecado é bom, mas para os crentes é algo que escraviza.
O pecado é traduzido por tudo o que contrasta com o ensino do Evangelho. O pecado é desobediência, é errar o alvo. É a vida posta em injustiça, exploração, altivez, orgulho, violência, egoísmo, desprezo... As consequências vão surgir ainda neste mundo, pois quem planta colhe.
O resgate do pecado é tão somente pelo poder da graça irresistível de Deus.
3. OS LOUCOS DE DEUS SÃO OS QUE PROCLAMAM A LIBERTAÇÃO PELA SABEDORIA DE DEUS
Somente um Deus sábio pôde e pode mostrar que o pecado escraviza, e pode dar a libertação integral.
A sociedade é oprimida e deprimida. Logo, precisa de libertação.
O Evangelho é poderoso para dissipar o pecado dos corações – Romanos 1.16.
Deus, que é sábio, pôde estruturar um plano sábio de libertação integral do ser humano.
A libertação só é verdadeira em Cristo Jesus, o Filho do Deus vivo – Jo 8.32.
Eis aí uma pequena reflexão sobre os Loucos de Deus, os loucos de um Deus que proporciona essa loucura, segundo a visão do mundo sem a visão espiritual.

Nelson Célio de Mesquita Rocha, incluído também como louco.

Nenhum comentário: