sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

VIRTUDES E PRÁTICAS DA IGREJA DE CRISTO

 


TEMA: VIRTUDES E PRÁTICAS DA IGREJA DE CRISTO [1]

Texto Bíblico: Romanos 12.9-21

INTRODUÇÃO

  • A Igreja é o Corpo de Cristo. É composta de todos os remidos pelo sangue do Cordeiro. Logo, deve a Igreja agir condignamente, através da sua própria razão e natureza, de ser e de existir no mundo, com suas virtudes e práticas, fundamentadas na Palavra de Deus.
  • A Igreja forma o povo de Deus na terra e tem por objetivo edificar a vida das pessoas de todos os lugares e de todos os tempos, sendo instrumento de Deus.

EXPLICAÇÃO

  • O texto bíblico da Epístola de Paulo aos Romanos, apresenta o quadro de uma Igreja que deve desenvolver as virtudes e práticas ensinadas por Deus em sua Palavra.
  • Há qualidades que o povo de Deus deve trazer em seu bojo, obedecendo aos parâmetros da única regra de fé e prática que é a sacrossanta Palavra de Deus, e portanto, causará, sem dúvidas, impacto profundo na sociedade.
  • O apóstolo Paulo ao registrar a Sabedoria do Espírito Santo, veementemente expõe com precisão “Qualidades do caráter da Igreja”, para que a mesma possa crescer em graça diante de Deus e dos homens.

 

Vejamos o que é necessário, segundo o ensino bíblico, para que a Igreja cresça e se torne uma bênção para o Reino de Deus:

 

1 –  A PRÁTICA DO AMOR SEM HIPOCRISIA (9, 10)

·       Deus não quer um amor falso, hipócrita. O amor deve ser praticado em favor do próximo, do contrário Deus não pode aceitar qualquer ato, mesmo que seja em nome do amor.

 2 – O APEGO AO BEM REPUDIANDO O MAL (9)

·       É preciso detestar o mal sob quaisquer pretextos. O contrário da prática cotidiana é o apego ao bem, que é Deus e sua Palavra.

 3 – O FERVOR ESPIRITUAL NO SERVIÇO DO SENHOR (11)

·    Nós não devemos ser remissos (relaxados) no serviço do Senhor, pois ele fez tudo para tivéssemos o melhor: a salvação, “Fervor espiritual” é o zelo que temos para como o serviço de Deus.

 4. - A PRÁTICA DA ESPERANÇA COM ALEGRIA (12)

·   “Regozijai-vos na esperança” é a ordem da Palavra de Deus. Deus não quer que tenhamos uma esperança em reclamação, duvidando do seu poder.

 5 – O EXERCÍCIO DA PACIÊNCIA NA TRIBULAÇÃO (12)

·        Às vezes é difícil suportar as tribulações, mas é preciso confiar na graça divina. O Senhor é quem nos dá o escape. As tribulações não são maiores que o nosso Deus.

 6 – A PRÁTICA DA ORAÇÃO PERSEVERANTE (12)

·         É preciso orar sempre e nunca esmorecer. Muito pode a oração do justo.

 7 – A ASSISTÊNCIA SOCIAL E A HOSPITALIDADE (13)

·      “Compartilhar a necessidade dos santos” é poder ajudar as pessoas que precisam. A hospitalidade é o acolhimento que os santos dão às pessoas que passam por dificuldades.

 8 – A PRÁTICA DE ABENÇOAR E NÃO AMALDIÇOAR (14)

·        É muito fácil dizer palavras ruins quando alguém nos perturba. Logo, procuramos xingar ao invés de entrega nas mãos de Deus as nossas palavras.

 9 – A INTERAÇÃO E A SIMPATIA COM OS QUE SOFREM (15)

·      “Alegrar-se com os que se alegram e chorar com os que choram”, faz parte da missão do Filho de Deus, quando esteve entre as pessoas.

10 – O EXERCÍCIO DA HUMILDADE (16)

·        Ser humilde é viver como Jesus viveu. É preciso considerar o valor que os outros têm, reconhecendo as suas virtudes, pois todos são importantes.

 11 – O VIVER EM PAZ COM TODAS AS PESSOAS (18)

·       A Paz é um dos grandes temas do Reino de Deus. Faz parte do projeto de Jesus Cristo. “Se possível, quanto depender de vós...” Todo o esforço para a paz.

 12 – A AUSÊNCIA DE VINGANÇA (19, 20)

·         Deus é Deus de justiça, por isso nada de vingança. A vingança é a paga do mal pelo mal.

 13 – TRIUNFAR SOBRE O MAL ATRAVÉS DO BEM (21)

·     O mal não tem mais força que o Sumo Bem que é Deus, o nosso amigo. Onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus.



[1] ROCHA, Nelson Celio de Mesquita. Virtudes e práticas da Igreja de Cristo. Cordeiro, RJ, 27 de novembro de 1994. Adaptações feitas em Rio de Janeiro, 05.02.2003. O Título inicial era “Qualidades do Caráter da Igreja”.

Nenhum comentário: