terça-feira, 7 de março de 2023

A MELHOR PROPOSTA

 


A MELHOR PROPOSTA


“Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que podes. E lhe disse: Será assim a tua descendência. Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça.” (Gênesis 15.5)

Quando passamos a compreender o conteúdo da Bíblia, que é a Palavra de Deus, entendemos que as propostas que fazemos, muitas vezes, não condizem com a proposta que o Senhor estabeleceu na sua revelação ao ser humano. As propostas que elaboramos e apresentamos durante a nossa vida, têm em muito, fundamentos psicológicos transtornados, e que somente tentam justificar enfermidades psíquicas. Tal resultado é a falta do horizonte de compreensão da vontade de Deus.

Abrão, durante algum tempo, não acreditava que seria pai biológico, devido a idade avançada. E, além disso, Sara sua esposa era uma mulher estéril (Gênesis 15 e 21). A sua proposta era de que o seu herdeiro fosse Eliezer, um criado da propriedade do patriarca (Gênesis 15.2). Parece que Abrão tinha se esquecido da promessa de Deus contida em Gênesis 15.1: “...veio a Palavra do Senhor a Abrão...: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande.” Abrão tenta manter de pé a sua proposta, mas Deus faz prevalecer a promessa, chamando Abrão para fora de casa e pedindo para que este pudesse contar as estrelas. E, como as estrelas seria a descendência de Abrão. Em Gênesis 21 consta que visitou o Senhor a Sara, como lhe havia dito, cumprindo-se a promessa. Abrão e Sara eram de idade avançada quando isso aconteceu.

Um outro exemplo de proposta que não condiz com a vontade de Deus é tirado do Novo Testamento, mais precisamente no evangelho se Lucas (Lucas 9.28-36). No Monte da Transfiguração, encontravam-se alguns dos discípulos de Jesus Cristo tendo uma experiência tremenda na presença do Deus encarnado. Eles contemplaram a transfiguração de Jesus e as suas vestes resplandeciam de brancura. E, isso tudo aconteceu durante o período de oração para o qual foram convidados pelo próprio Mestre (Lucas 9.28). Nesse momento, surge a proposta de Pedro, ainda que estivessem sonolentos: “Mestre, bom é estarmos aqui; então, façamos três tendas: uma será tua, outra, de Moisés, e outra, de Elias...” (Lucas 9.33). Na mesma sequência, consta um detalhe registrado por Lucas: “...não sabendo, porém, o que dizia.” A proposta de Pedro não era a melhor, porque ficar somente no monte enquanto muitos estão a perecer, precisando da nossa ajuda, é não atentar para o ensino do Mestre. Naquele instante, veio uma voz e foi ouvida: “Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi” (Lucas 9.35).

Assim, a proposta de Deus é a melhor. É preciso ouvir, obedecer à voz do Senhor e colocar as nossas propostas sob a orientação de Deus para que tudo seja bom e agradável.

Rev. Nelson Célio de Mesquita Rocha

Nenhum comentário: