ENTROPIA E INFORMAÇÃO
Existem muitas informações na mídia, principalmente nas redes sociais da Internet, que se configuram como uma mixórdia de notícias, e diante desse movimento fica difícil saber o que é falso e o que é verdadeiro. O pior é que existe um público que não para e faz uma reflexão. Esse público não mede esforços para passar adiante um escrito ou um vídeo veiculando uma notícia falsa e causadora de problemas de ordem moral.
A Internet sendo bem utilizada, torna-se um instrumento favorável à comunicação. Mas, por outo lado, existem campos ou terras de alguém ou sem donos. São veiculadas notícias consideradas "fakes news", passando-se por verdades, que chegam a confundir as mentes incautas.
Este assunto já foi e continua sendo todos os dias objeto de reflexão, onde há a redundância que é sinal conhecido e sinal conhecido é mensagem previsível. À medida que aumenta a probabilidade de conhecimento prévio da mensagem sem discernimento, mais diminui o teor da informação da mesma. Há o que se chama uma perda térmica no sistema, que passou de um estado de diferenciação e organização para um estado de indistinção. A essa tendência a ausência de diferenciação dá-se o nome de entropia.
Entropia aponta para a desordem. Na construção de toda a mensagem ela sempre estará presente em algum grau, principalmente no nível da estrutura semântica, ocasião em que se considera a informação como o negativo da entropia, que está sempre ligada à ideia de seleção, escolha e organização dos signos.
Ora, selecionar signos na comunicação, importa na existência de alternativas. Então, a resposta para conter a informação deve ser uma entre várias alternativas, isto é, a quantidade de alternativas em meio das quais é possível uma escolha, pois fornece uma medida da quantidade de informação. Nessa perspectiva, a informação verdadeira deve ser mantida como instrução seletiva, uma medida de organização, apontando para a ordem. E quanto mais imprevisível for a mensagem pela originalidade dos critérios seletivo e combinatório, mais alta será a taxa de informação fornecida.
Esses critérios a que estamos nos referindo dizem respeito ao código de qualquer língua natural. Cada um deles é constituído de um número limitado de signos possibilitando combinações em número teoricamente infinito. E é justamente aquele valor de equiprobabilidade entre muitos elementos combináveis que faz a informação. Em outras palavras, quando entre duas ou mais alternativas que têm iguais possibilidades de verificar-se, apenas uma delas tem lugar, temos uma unidade de informação.
Quando uma comunicação contém muitas informações, e algumas sem originalidade, a mensagem fica truncada. E o mais difícil, é que haverá um prejuízo na decodificação e na recepção da mensagem, respectivamente.
É urgente aos que usam as redes sociais para produzir comunicação em tempos de deserdem. Pessoas do mal, utilizam a Internet para disseminar o mal com mentiras para ganharem curtidas a troco de dinheiro e fama. As pessoas do bem se utilizam da mídia para veicular o que é bom, justo e verdadeiro. Ganham dinheiro também e credibilidade. Outras pessoas podem até não ganhar muitos "joinhas", mas veiculam a verdade, e isso é o que importa.
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