PERSEVERANDO DIANTE DOS OBSTÁCULOS
Prof. Nelson Célio de Mesquita Rocha (Pastor presbiteriano, membro do PNIL - Presbitério de Nilópolis - RJ e Professor de Teologia Sistemática)
Texto Bíblico: Lucas 21:5-19
Talvez a mais difícil ação da vida humana não seja a de começar a se fazer alguma coisa, mas a de perseverar no desenvolvimento dos empreendimentos, pois surgem obstáculos. Quem persevera, aprende com o tempo, tornando-se uma pessoa experiente. Principalmente hoje e em qualquer momento, quando se requer paciência, em meio às adversidades.
Perseverar significa: persistir; conserva-se firme e constante. É a constância da experiência de fé, mesmo que tudo indique o contrário.
O texto do Evangelho de Lucas 21:15-19, não trata do fim do mundo, do fim de todas as coisas, mas é parte da destruição de Jerusalém no ano 70 AD, quando o general romano, Tito, invade Jerusalém, destruindo a cidade dos judeus e o Templo com a sua bela construção.
É bem verdade que o relato trata também em parte daquilo que expressa Jesus sobre a certeza quanto ao triunfo final, embora tenha de haver dias de dificuldade pela frente. É por isso que o Evangelho nos adverte, de que não devemos ficar sobrecarregados com as dificuldades deste mundo. Mas, devemos ficar constantemente vigilantes.
Muitas pessoas, senão todas as que fazem uso da razão, andam preocupadas, assim como os discípulos de Jesus, que lhes pediam um sinal da destruição vindoura. Há muitos que se preocupam em querer decifrar os sinais e fazer certas previsões futurísticas, principalmente no campo religioso.
Jesus não se preocupa em dá um só sinal específico; mas adverte seus seguidores a não se deixarem enganar pelos acontecimentos tumultuosos que ocorreriam no decurso do tempo. Jesus não estava predizendo o fim do mundo como os falsos profetas que faziam tais predições. Muitos viriam em seu nome dizendo: “Sou eu!” “Chegou a hora!” Disse Jesus: “Não o sigais”.
Antes que chegue o final, muita coisa há de acontecer, porque o coração do ser humano sem Deus é totalmente voltado para o mal, entretanto, é preciso dar testemunho. É uma oportunidade para realizar a vontade de Deus, não pela oratória virtuosa, mas pela prática do Evangelho.
Jesus não subestima os obstáculos que impedem a vida ter o seu curso normal, mas recomenda a perseverança, porque a providência de Deus será e é o maior tesouro que o cristão pode ter para vencer.
Vejamos o entendimento da perseverança para a superação dos obstáculo na existência:
1 – A PERSEVERANÇA NÃO INDICA UMA VIDA DE CONTEMPLAÇÃO
A vida não deve ser vivida no estado de contemplação de coisas que são passageiras, pois tudo será consumido, até mesmo as grandes construções. O Templo que Herodes construiu visava apenas o impedimento da vida e não a glória de Deus. A história tem seu curso, e as pessoas participam dela, ainda que venham as dificuldades. Por isso, não é fundamental não se enganar com certos discursos, mesmo com tom de piedade, mas confiam na Palavra de Deus.
2 – A PERSEVERANÇA NÃO INTERPRETA OS SINAIS DA HISTÓRIA COMO O ESTADO FINAL, MAS COMO O INÍCIO DA VIDA
Falsos messias, guerras, revoluções, terremotos, epidemias, fome, sinais no céu, não podem decretar o final da história, nem atemorizar a vida humana. A pessoa que crê, tem a certeza de que Deus está no controle e que Ele realizará o seu propósito, mas não tem a certeza de qual posição ela tem naquele propósito. A certeza de quem exerce a sua fé está no triunfo de Deus. Por isso é preciso anunciar a vida verdadeira a partir do encontro com Deus e não o fim da vida, nem do mundo.
3 – NA PERSERVERANÇA É QUE SÃO VENCIDOS OS OBSTÁCULOS
Perseverar é exercitar a fé e a Bíblia nos ensina a sermos perseverantes na missão que recebemos do Senhor. Vários textos bíblicos tratam deste assunto, como por exemplo: Romanos 5:3,4; Efésios 6:18; Colossenses 1:11; Hebreus 10:36; Hebreus 12.1.
Quando se persevera, também se pode contemplar a vitória sobre os obstáculos – que são inevitáveis, mas que são vencidos pelo poder de Deus. “Contudo, não se perderá um só fio de cabelo da vossa cabeça.” (Lucas 21:18).
Perseveremos todos, pois o Senhor é fiel em todas as suas palavras e justo em seus caminhos. O Senhor virá com poder e grande glória. Mesmo que não saibamos os tempos, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta. Não desanimemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário