quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

A MENSAGEM POSITVA DA CRUZ DE JESUS CRISTO




A MENSAGEM POSITVA DA CRUZ DE JESUS CRISTO

Texto Bíblico: 1 Coríntios 1.18-25
A mensagem da cruz tem conduzido muitas pessoas ao destino celeste. Tem conscientizado muitos cristãos acerca de seus deveres para com Deus e o próximo.
O apóstolo Paulo, nesta epístola, revela a uma Igreja problemática, dividida, que a sabedoria humana provoca a fragmentação e a decomposição do Corpo de Cristo, quando em si mesma é centralizada toda forma de desenvolvimento. A sabedoria humana é contrastada com a sabedoria de Deus. A sabedoria de Deus é evidenciada na cruz. Essa cruz causa espanto por parte do mundo que tem rejeitado a sua mensagem. Segundo Paulo, os judeus julgavam como escândalo, enquanto os gregos viam como loucura.
A verdadeira sabedoria de que nos fala o apóstolo Paulo é a revelada na cruz, nisto há uma divergência e não havendo conciliação alguma com a louca sabedoria deste mundo. Os filósofos gregos achavam um absurdo Deus ter morrido numa cruz; enquanto os judeus não acreditavam no Messias que veio para salvar o mundo dos seus pecados. Logo, pediam um sinal: “O ver para crer”. Com linguagem ousada e enfática, Paulo contrasta o método de Deus que parece loucura, com a ineficiência daquilo que o mundo toma por sabedoria. Destarte, a cruz de Cristo tem uma mensagem positiva.
Primeiro – A mensagem da cruz é positiva pela sua mensagem que é a Verdade. Tem procedência divina. Deus providenciou dos altos céus a salvação. Não obedece e não é regida pelos padrões humanos, antes, rege a vida. Também, não agrada os ideais do mundo, por isso, para este mundo é uma loucura. Assim, no meio de tantas mensagens enganosas, a mensagem da cruz é verdadeira.
Segundo – A mensagem da cruz é positiva pela sua qualidade que é inconfundível. Não agrada aos que “perecem”, porque gera uma nova consciência. As coisas velhas ficam para trás. Há muitas pessoas que não querem deixar as coisas velhas. Por outro lado, agrada aos que avaliam a vida cristã pela prática da Palavra de Deus. Reconhecem que Deus é sábio, logo, só proporciona o que é bom e justo.
Terceiro – A mensagem da cruz é positiva pela sua ação eficaz na vida das pessoas. Só Deus liberta as pessoas da condenação, por meio da cruz (1 Coríntios 1.21; Romanos 8.1). Só Deus torna as pessoas sábias pela verdadeira sabedoria, porque ela é eficaz em sua essência e ação. Somente a mensagem da cruz educa as pessoas, preparando-as para viverem melhor, sendo mais justas, amorosas, generosas e hospitaleiras.
Eis aí três evidências que demonstram ser a mensagem da cruz de Jesus Cristo positiva. Se alguém hoje mesmo abrir a mente e o coração, bem como a própria vida para a projeção da mensagem da cruz de Jesus Cristo, provará uma realidade inteiramente nova, que somente proporciona benefícios para uma existência com mais sentido.
Rev. Nelson Célio de Mesquita Rocha

Nenhum comentário: