terça-feira, 4 de novembro de 2025

A MULTIPLICIDADE DE ORAÇÕES EPOCAIS POR JERUSALÉM
Prof. Nelson Célio de Mesquita Rocha

Os cristãos têm uma preocupação em alta dimensão de orar constantemente por Jerusalém. Essa preocupação tem sua base no Salmo 122:6, que diz: “Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam.”
As orações constantes e a insistência em orar pela paz de Jerusalém são epocais, isto é, orações que foram e são feitas em todas as épocas. Esse fenômeno ocorre, principalmente no meio protestante e em alguns segmentos do catolicismo romano.
Em face desse apelo constante de orar pela paz de Jerusalém, muitos se perguntam: por que somente Jerusalém? E o que isso realmente significa?
Para responder a essa pergunta, é preciso entender em três dimensões — bíblica, teológica e espiritual:
1. Dimensão Bíblica: Jerusalém como símbolo do povo de Deus
Na Bíblia, Jerusalém não é apenas uma cidade física, mas um símbolo da presença de Deus e da comunhão do Seu povo.
Jerusalém foi o lugar onde Deus escolheu para habitar o Seu nome (1Reis 11:36); onde estava o Templo — o centro da adoração verdadeira; e de onde saía a lei e a palavra do Senhor (Isaías 2:3).
Portanto, "orar pela paz de Jerusalém" é orar pelo bem, unidade e fidelidade do povo de Deus, e não apenas por um território.
2. Dimensão Teológica: Jerusalém como imagem da Igreja e do Reinado de Deus
Com a vinda de Jesus, a compreensão se amplia. A Jerusalém terrena aponta para a Jerusalém celestial (Hebreus 12:22; Apocalipse 21:2).
Assim, quando oramos pela paz de Jerusalém hoje, oramos pela Igreja de Cristo, espalhada pelo mundo; oramos pela reconciliação entre povos, pois a paz que vem de Cristo derruba as barreiras (Efésios 2:14); oramos também pela vinda do Reino de Deus, onde a verdadeira paz será plena.
3. Dimensão Espiritual: Orar pela paz é desejar a vontade de Deus
A palavra "shalom" (paz) em hebraico significa inteireza, harmonia, bem-estar completo.
Portanto, orar pela paz de Jerusalém é, espiritualmente, orar para que venha sobre a Terra o Reino de Deus, que a justiça prevaleça e que os corações se voltem para Ele.
Sendo assim, Deus não nos pede para orar somente por Jerusalém, mas a partir de Jerusalém — isto é, com o coração voltado para o centro da Sua vontade.
Jesus ensinou: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.” (Mateus 5:9)
Logo, orar pela paz de Jerusalém é: orar pela paz da Igreja, pela salvação das nações, e pela vinda do Reino de Deus.

Nenhum comentário:

COBRINDO A NUDEZ EM TEMPO DE AMORES Prof. Nelson Célio de Mesquita Rocha “Passei por ti, olhei-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores...